operação Pedra de Escaravelho

PF cumpre mandado de busca e apreensão durante operação contra lavagem de dinheiro no MA

Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão, uma pessoa foi presa em flagrante.

PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro em Caxias/MA (Foto: Divulgação/PF-MA)

A Polícia Federal em Caxias deflagrou nesta quarta (6) a operação Pedra de Escaravelho, com o objetivo de combater crime de lavagem de dinheiro. A operação é uma decorrência da Operação Quilópodes, deflagrada no ano de 2015, em razão de fraudes previdenciárias. Como parte da operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na cidade de Codó.

Durante os cumprimentos, uma pessoa foi presa em flagrante pelo crime de receptação qualificada em razão de ter comprado arma de fogo que sabia ser produto de crime. As investigações prosseguem para confirmar o patrimônio, em bens e valores, provenientes de crimes antecedentes que eram ocultados.

As investigações iniciaram em 2012, quando o esquema criminoso foi identificado. No esquema documentos públicos eram falsificados para concessão de benefícios de amparo social ao idoso, onde os titulares eram pessoas fictícias criadas pela associação criminosa a fraude.

Segundo a PF, a organização criminosa atuava desde 2010. Um servidor do INSS, funcionários do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e dos Correios participavam da quadrilha, concedendo e atualizando benefícios, realizando provas de vida, renovação de senhas bancárias, abertura de contas-correntes e empréstimos consignados.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias