Pescadores são resgatados após seis dias à deriva em alto mar no Maranhão
Os tripulantes foram encontrados a cerca de 226 quilômetros da capital maranhense.
Após passarem seis dias à deriva na costa do Nordeste, sete tripulantes de uma embarcação pesqueira foram resgatados pela Marinha do Brasil (MB), em uma operação finalizada nesta quarta-feira (20), em São Luís. O barco saiu do município de Camocim/CE, no dia 04 de setembro, para realizar atividade de pesca, mas apresentou falha mecânica no sistema de governo, ficando à deriva.
Os tripulantes tinham mantimentos e água a bordo, o que os manteve em boas condições de saúde. Eles foram encontrados a cerca de 226 quilômetros da capital maranhense.
A Marinha tomou conhecimento da ocorrência no final da tarde do dia 18 de setembro, quando o Salvamar Norte, em Belém/PA, realizou a coordenação das ações da Operação de Busca e Salvamento. O resgate teve ainda apoio da Capitania dos Portos do Maranhão, do Corpo de Bombeiros do Maranhão e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Luís.
“Estávamos na esperança de que o resgate viria por meio de alguma embarcação que passaria pelo local, quando avistamos a aeronave da Marinha. Foi motivo de alívio e alegria”, disse o pescador José Augusto do Nascimento, de 52 anos. Ele foi o primeiro a ser içado da embarcação até o helicóptero.
“Este incidente serve como lembrete sobre o perigo constante enfrentado por aqueles que trabalham no mar, além do valor inestimável dos serviços de resgate, por meio da intensa dedicação e a bravura do Esquadrão HU-41 para salvaguarda da vida humana no mar”, ressaltou o Capitão dos Portos do Maranhão, Capitão de Mar e Guerra Alexandre Roberto Januário.
A Marinha do Brasil disponibiliza o Disque Emergências Marítimas e Fluviais, no telefone 185, para comunicação de emergências marítimas, fluviais e pedidos de auxílio, e acompanha permanentemente o Canal 16 (VHF), destinado ao Serviço Móvel Marítimo.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: