ENTREVISTA

“PCdoB fará parte da frente ampla da base do governo”, afirma Márcio Jerry

Presidente estadual do PCdoB revelou que o partido está em diálogo com partidos do campo progressista para a construção de um projeto eleitoral para todo o Maranhão

Márcio Jerry - (foto: divulgação/ Agência Câmara de Notícias)

Com a aproximação das eleições de 2024, o presidente estadual do PCdoB no Maranhão e deputado federal, Marcio Jerry (foto) em entrevista a O Imparcial revelou que o partido está se articulando politicamente para eleger uma bancada de vereadores e de prefeitos , tanto na capital quanto nas demais cidades do estado. Sobre São Luís, o parlamentar fez questão de ressaltar que o PCdoB vai integrar uma frente ampla com partidos que fazem parte da base do governo para ganhar as eleições para prefeito da capital maranhense em 2024. O parlamentar afirmou ainda, que não é candidato a prefeito nas eleições do ano que vem, mas não descartou em concorrer a uma das duas vagas  ao senado em 2026, além de outros assuntos. Confira a entrevista de Marcio Jerry.

Nas eleições de 2022, o senhor foi reeleito como deputado federal e o PCdoB, elegeu também cinco deputados estaduais. Como o senhor analisa esse protagonismo da legenda na esfera estadual e de que forma o partido está trabalhando para eleger uma bancada municipal nas eleições de 2024?

De fato o partido em 2022 teve uma boa performance especialmente elegendo uma boa bancada de  deputados estaduais e também me reconduzindo ao mandato na Câmara dos deputados. Isso mostra o prestígio, a importância e a influência política que o PCdoB tem no contexto no estado do Maranhão e em todo o nosso país. Nós estamos planejando as eleições de 2024. Eu tenho uma reunião já agendada com os nossos deputados estaduais e com a direção do partido para que nós possamos alinhavar esse projeto eleitoral. Nós já estamos realizando nossos processos de conferênciais municipais percorrendo o Maranhão, e nós vamos montar um projeto eleitoral na federação bastante potente, forte e participativo de ampliação da presença do PCdoB nos municípios do Maranhão. E a diferença que eu aponto é que nós vamos ter um foco muito forte na qualidade política de nosso projeto eleitoral. Vamos em busca de ter uma boa bancada que tenha um forte compromisso ideológico com o nosso partido.

“Vamos montar um projeto eleitoral na federação bastante potente, forte e participativo de ampliação da presença do PCdoB nos municípios do Maranhão.” (Márcio Jerry, presidente do PCdoB MA)

De que forma a federação “Brasil da Esperança” formada pelo PCdoB, PT e PV tem dialogado com essas forças políticas com vistas as eleições de 2024?

No caso específico de São Luís, nós estamos fazendo com o PV e com o PT, pois nós não temos uma definição tomada ainda. O PCdoB chegou a pensar em ter uma candidatura própria , mas esse debate não está colocando neste presente momento, e nós vamos aprofundar ainda este mês de setembro com o PT e com o PV um projeto eleitoral não só para São Luís , mas para nossa segunda capital, que é Imperatriz e todos os municípios do Maranhão.

A federação que o PCdoB pertence faz parte da base do governador Brandão.  A legenda pretende ter candidato próprio na capital, vai apoiar o candidato do governo ou terá uma postura neutra neste pleito?

Postura neutra, jamais teremos! Nós vamos nos posicionar. Queremos construir uma frente ampla também na cidade de São Luís. Nós temos vários nomes lançados da base do atual governador Carlos Brandão. E ao definir a posição da federação nós vamos procurar o governador Carlos Brandão que é um líder natural deste processo para que ele possa interagir com a definição que venhamos a tomar.

 O PCdoB já fez um estudo de quantos prefeitos e vereadores pretende fazer nas eleições de 2024?

Não fizemos ainda um quantitativo. Nós estamos fazendo esse levantamento ainda. O que posso adiantar é que a federação terá um bom número de candidatos competitivos e vitoriosos nas eleições do ano que vem. Nós temos espaço político e influência social e vamos transformar isso em mandatos de vereadores e vereadoras e de mandatos de prefeitos e prefeitas.

Em entrevistas anteriores, o senhor não descartou em concorrer à prefeitura de São Luís, mas há uma grande especulação também que o senhor concorra a majoritária em Paço do Lumiar. Como estão as tratativas com relação a essas possibilidades?

Ambas as possibilidades não existe, Eu não sou candidato a prefeito de nenhuma cidade. O debate em Paço do Lumiar que está sob o comando e coordenação da prefeita Paula Azevedo estamos avançando. Brevemente vamos definir qual o nome que iremos  apresentar para a disputa em 2024,  Dado ao trabalho que a prefeita tem realizado,  acreditamos que vamos conquistar a vitória em Paço do Lumiar. Em São Luís como eu disse anteriormente, vamos debater com os demais partidos que compõem a federação  para saber quais as táticas iremos busca-las para nos fazer vitoriosos.

O senhor tem planos de concorrer ao Senado  nas eleições em 2026?

Planos eu não tenho ainda. Mas é uma possibilidade. Disputa para o Senado a gente não antecipa tanto, ela vem na construção do processo político eleitoral. Na eleição de 2024, quando analisarmos o resultado e a conjuntura das eleições de 2025 ao final do ano vamos definir quais serão os candidatos em 2026. A tendência é que o governador Carlos Brandão seja candidato a uma das vagas ao senado, são duas vagas, e teremos uma outra vaga e claro se for no tempo certo, tenho trajetória política, biografia, experiência, dois mandatos de deputado federal e tenho capacidade de vir a ser um nome do setor progressista para vir a ser senador da república. Mas isso, não é um debate para agora. Isso é um debate para o futuro. Por enquanto, sou mesmo  candidato a reeleição à Câmara Federal.

Como o senhor avalia o cenário em Imperatriz e qual o papel do PCdoB   nesta conjuntura?

Imperatriz nós temos um campo social identificado com as ideias progressistas. Basta ver a votação do presidente Lula nas eleições presidencial que aqui demarca muito essa percepção. Nós estamos que dialogar com esses setores para construir um caminho. Tem algumas candidaturas colocadas e temos outras venham a ser colocadas. Nós temos bons nomes, e eu cito entre os quadros que temos aqui em condições de disputar o ex-secretário Clayton Noleto que tem um portifólio de realizações de obras aqui em Imperatriz. E que é filiado ao PSB e  pode ser um candidato. Nós temos o ex-deputado estadual e ex-vereador Marco Aurélio que é um quadro de grande desenvoltura que pode vir a ser pré-candidato. E temos os aliados, a candidatura de Gildo Amaral que é do PP, e que é um aliado nosso nas eleições de 2020. E estamos sempre abertos para construir coletivamente no processo de consciência progressiva de ter uma candidatura para por fim a esse período tão ruim da administração publica em Imperatriz.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias