Em 26 dias

No Maranhão, 122 pessoas foram presas durante ação de combate à violência contra mulher

A Operação Shamar ocorreu entre 21 de agosto e 15 de setembro.

O balanço final da operação revelou que 2.032 vítimas receberam assistência das forças policiais do Maranhão. (Foto: Montagem)

Na última quarta-feira (20), a Delegacia Geral da Polícia Civil do Maranhão divulgou o relatório final da “Operação Shamar,” que ocorreu entre 21 de agosto e 15 de setembro.

Esta operação teve como objetivo intensificar o combate à violência doméstica e familiar contra mulheres, bem como ao feminicídio no Estado do Maranhão, sendo coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O balanço final revelou que 2.032 vítimas receberam assistência das forças policiais do Maranhão ao longo dos 26 dias de iniciativa, que abrangeu os 217 municípios do estado.

A operação mobilizou 264 policiais, entre civis e militares, e 64 viaturas foram empregadas para o seu sucesso. Como resultado da “Operação Shamar,” foram efetuadas 122 prisões relacionadas a casos de violência contra a mulher, incluindo feminicídios, e solicitadas 610 Medidas Protetivas de Urgência (MPU).

Adicionalmente, foram realizadas 94 diligências policiais para conduzir suspeitos de violência doméstica.

A força-tarefa também instaurou 323 inquéritos e concluiu 655 inquéritos policiais, além de registrar 1.375 boletins de ocorrência. A operação não se limitou apenas à repressão, incluindo também ações preventivas e educativas, como 200 palestras e 75 campanhas de panfletagem e orientações à população.

Destacando algumas ações notáveis durante o período da operação, mencionamos a prisão, em 29 de agosto, do principal suspeito de um feminicídio ocorrido em 30 de junho na cidade de Bom Lugar, no interior do Maranhão. O suspeito, que estava foragido, foi localizado e detido na cidade de Jacundá, no Pará.

Em 1º de setembro, a Polícia Civil do Maranhão efetuou a prisão preventiva de um homem de 29 anos por descumprir uma Medida Protetiva de Urgência (MPU). O indivíduo, considerado foragido da justiça maranhense, foi capturado no estado de Goiás. Ele estava violando as medidas protetivas por meio de ameaças de morte feitas através das redes sociais.

Em São Luís, no dia 12 de setembro, a Polícia Civil prendeu um homem suspeito de cometer feminicídio contra sua companheira, identificada como Jessica Nunes Paixão, de 27 anos. O crime ocorreu em 8 de setembro no bairro Tinaí, na zona rural de São Luís.

A “Operação Shamar” no Maranhão, cujo nome remete à palavra hebraica que significa “cuidar, guardar, proteger, vigiar e zelar,” foi uma ação conjunta da Delegacia Geral da Polícia Civil, da Coordenadoria das Delegacias Especiais da Mulher do Maranhão e da Patrulha Maria da Penha da Polícia Militar do Maranhão.

Para reforçar o combate a qualquer forma de violência contra a mulher, o sistema de segurança pública disponibiliza uma lista de serviços gratuitos para as mulheres, onde podem fazer denúncias, incluindo o telefone 190 (Ciops), o número 181 (Disque-Denúncia), o aplicativo Salve Maria e a Delegacia Online.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias