Suprema Corte

Luís Roberto Barroso toma posse como presidente do STF

Barroso também assume a presidência do CNJ, e Edson Fachin, a Vice-Presidência da Corte no biênio 2023 a 2025.

Barroso sucede a Ministra Rosa Weber, que se aposentará na próxima segunda-feira. (Foto: Reprodução)

O Ministro Luís Roberto Barroso assumiu oficialmente a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) em uma cerimônia realizada nesta quinta-feira, 28 de setembro. Ele sucede a Ministra Rosa Weber, que se aposentará na próxima segunda-feira, 2 de outubro.

O Ministro Edson Fachin será o vice-presidente.

O evento de posse contou com a presença de autoridades de destaque, incluindo o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas), e o Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), além de ministros aposentados do STF e outras autoridades.

A cantora e compositora Maria Bethânia entoou o hino nacional antes da posse.

Luís Roberto Barroso assumiu o cargo de ministro do STF em 2013, após ser indicado pela ex-Presidente Dilma Rousseff (PT) para a vaga deixada por Carlos Ayres Britto, que se aposentou em 2012.

Natural de Vassouras (RJ), o novo Presidente do STF é doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e mestre em Direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos.

Antes de ingressar na corte, ele atuou como advogado e foi reconhecido por sua atuação em casos de grande relevância, incluindo aqueles que resultaram na descriminalização da interrupção da gravidez de fetos anencéfalos, no reconhecimento da união homoafetiva e na autorização de pesquisas com células-tronco.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias