Educação

IFMA oferece 6.320 vagas em cursos técnicos de nível médio pelo Proeja e Seletivo 2024

São 710 vagas pelo Proeja, com inscrições de 27 de setembro a 6 de novembro; e 5.610 vagas pelo Seletivo 2024, com inscrições abertas até 9 de outubro.

IFMA Campus Monte Castelo (Foto: Divulgação)

O IFMA está oferecendo 6.320 vagas em cursos técnicos de nível médio pelo Programa de Educação Profissional Técnica de Nível Médio na Forma Integrada na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e pelo Seletivo 2024. São duas oportunidades para os estudantes que buscam uma oportunidade de ingressar na instituição.

Confira os detalhes das seleções em aberto

Proeja

Pelo Proeja, são ofertadas 710 vagas para pessoas com 18 anos de idade ou mais que desejam concluir o Ensino Médio e ao mesmo tempo obter uma formação técnica. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas pela internet, de 27 de setembro a 6 de novembro.

Há cursos disponíveis em 14 campi: Bacabal, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Caxias, Codó, Imperatriz, Santa Inês, São João dos Patos, São José de Ribamar, São Luís – Centro Histórico, São Luís – Maracanã, São Raimundo das Mangabeiras e Zé Doca. O quadro completo de vagas pode ser consultado nos anexos do edital.

Não haverá prova, e os candidatos serão selecionados por meio da análise de Questionário Socioeconômico, que será preenchido no ato da inscrição on-line. O resultado do seletivo deverá ser divulgado no dia 20 de dezembro de 2023, com período de matrículas dos convocados em primeira chamada de 2 a 12 de janeiro de 2024.

Há vagas para os cursos técnicos em Administração, Agroindústria, Agropecuária, Comércio, Gastronomia, Manutenção e suporte em informática, Redes de computadores, Hospedagem, Panificação, Rede de computadores, Secretaria escolar, Vendas e Vestuário. O quadro completo com turnos, cidades e unidades que ofertam esses cursos está disponível no site do seletivo.

Cotas

O edital estabelece que 50% (cinquenta por cento) das vagas em cada curso são reservadas aos candidatos egressos de escola pública, conforme disposto na Lei nº 12.711/2012. Desse percentual destinado a candidatos egressos de escola pública, a metade (25% do total de vagas) se reserva aos candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, e a outra metade (25% do total de vagas) é reservada a candidatos oriundos de famílias que recebem acima dessa faixa de renda per capita.

Em cada metade, são garantidos os percentuais de 76,74% das vagas a autodeclarados pretos, pardos e indígenas, e de 9,1% a pessoas com deficiência.

Ao efetuar a inscrição, os candidatos que desejarem concorrer às vagas reservadas a pretos e pardos devem confirmar a autodeclaração étnico-racial e incluir uma foto de acordo com as especificações contidas no Edital. Essa foto será utilizada apenas no procedimento da heteroidentificação, que consiste na validação da condição autodeclarada (pretos e pardos) no ato da inscrição.

No caso de os candidatos concorrentes às vagas reservadas a indígenas, deve-se apresentar na matrícula o Registro Administrativo de Nascimento de Indígena (RANI), se tiver, ou declaração de pertença a grupo indígena, com assinatura do candidato, do cacique e de dois representantes da comunidade indígena a qual pertença, ou ainda declaração de pertença emitida por entidade legítima das articulações e organizações dos povos indígenas, com assinatura do candidato e de dois membros da coordenação.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias