Hospital São Domingos está habilitado para realizar transplante hepático, renal e de medula óssea
A instituição de saúde maranhense investiu em uma linha de cuidado especialmente pensada para todas as etapas de assistência aos pacientes com indicação para transplante.

Transplante hepático é uma cirurgia que remove um fígado doente e o substitui por um sadio. (Foto: Reprodução)
Buscando cada vez mais expandir os seus serviços de alta complexidade e ciente da importância do transplante para os pacientes que estão na fila de espera da doação de órgãos, o Hospital São Domingos (HSD), que faz parte da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil, está habilitado para a realização de transplantes de fígado, rim e medula óssea, tornando-se pioneiro na implantação de um programa de transplante na rede privada do Maranhão.
O processo de certificação junto ao Ministério da Saúde iniciou-se em outubro de 2020, com o transplante hepático, seguido da habilitação para o transplante de rim, em fevereiro de 2021 e transplante de medula óssea, em agosto de 2023.
Para conquistar a habilitação, o Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, com o apoio da Central Estadual de Transplantes do Maranhão, avaliou os níveis de segurança de atendimento ao paciente e a capacitação das equipes envolvidas. De acordo com a diretora médica do Hospital São Domingos, Dra. Maristela Martins, o hospital se preparou para corresponder às expectativas.
“Estamos diante de um grande marco na saúde, tanto para o nosso Estado quanto para os estados vizinhos, que poderão ser atendidos pelo nosso programa de transplante. Foi um trabalho de muitos profissionais, todos envolvidos e comprometidos para que a nossa instituição pudesse oferecer este serviço para a população”, destaca a diretora.
Cuidado integrado
Para melhorar a experiência do paciente, o hospital investiu em uma linha de cuidado especialmente pensada para todas as etapas de assistência aos pacientes com indicação para transplante. Toda a jornada do paciente será conduzida por equipes especializadas, com ambulatórios exclusivos para o atendimento do pré ao pós-transplante.
Outro diferencial do programa de transplante do Hospital São Domingos é o Banco de Sangue e o Serviço de Patologia próprios, que oferecem agilidade na utilização de hemocomponentes para o Centro Cirúrgico e nas análises anatomo-histopatológicas necessárias às cirurgias, respectivamente.
Atendimento
O atendimento aos pacientes com indicação para transplante se inicia no Centro de Medicina Especializada, nos ambulatórios de Hepatologia ou de Cirurgia de fígado e vias biliares, para o transplante de fígado; nos ambulatórios de Nefrologia ou de Urologia, para o transplante de rim; e no ambulatório de Hematologia, para o transplante de medula óssea.
Entre em contato através da nossa Central de Atendimento, pelo telefone (98) 3216 8100 ou pelo WhatsApp (98) 99109 4459.