Copa do Mundo de Clubes: veja como ficou a chave
Campeão da Libertadores, que ainda tem Fluminense, Internacional e Palmeiras na luta, vai estrear na semifinal. Al Ahly (Egito), Al Ittihad (Arábia Saudita) e Auckland City (Nova Zelândia) são os possíveis adversários
O sorteio da Copa do Mundo de Clubes da FIFA Arábia Saudita 2023 foi realizado nesta terça-feira, em Jeddah, e definiu que o campeão da Copa Libertadores deste ano vai enfrentar, nas semifinais, o vencedor do confronto entre o egípcio Al Ahly e quem sair do confronto Al Ittihad x Auckland City. Três clubes brasileiros ainda estão na disputa pelo título continental sul-americano.
O representante saudita, Al Ittihad, e o representante da Oceania, Auckland City FC, fazem o jogo de abertura da competição. Mas todos estavam na expectativa para o sorteio da segunda rodada, onde jogam Club León, do México, e Urawa Reds, do Japão. Esse jogo está do outro lado da chave e o vencedor vai desafiar o poderoso Manchester City, campeão europeu, nas semifinais.
O sorteio foi conduzido por Jaime Yarza, Diretor de Torneios da FIFA, com apresentação de Samantha Johnson e os papéis de assistentes desempenhados pela lenda marfinense Yaya Touré, que brilhou pelo City, e por Manaf Abushugair, ídolo do Al Ittihad .
Esta é a 20ª edição do Mundial Clubes da FIFA e a primeira vez que o torneio será sediado na Arábia Saudita. O torneio será jogado de 12 a 22 de dezembro de 2023, com Jeddah sediando todas as partidas.
Participantes da Copa do Mundo de Clubes da FIFA Arábia Saudita 2023™
- Campeão da CONMEBOL Copa Libertadores 2023: ainda a ser definido*
- Campeão da UEFA Liga dos Campeões 2022/2023: Manchester City (Inglaterra)
- Campeão da AFC Liga dos Campeões 2022: Urawa Reds (Japão)
- Campeão da CAF Liga dos Campeões 2022/2023: Al Ahly FC (Egito)
- Campeão da Concacaf Liga dos Campeões 2023: Club León (México)
- Campeão da OFC Liga dos Campeões 2023: Auckland City FC (Nova Zelândia)
- Campeão da principal liga do país-sede: Al Ittihad FC (Arábia Saudita)
* A Copa Libertadores chegou à fase de semifinais, com três brasileiros ainda vivos na disputa: Fluminense, Internacional e Palmeiras, que têm a companhia do Boca Juniors. Os confrontos são: Boca x Palmeiras e Flu x Inter.