TRABALHO TEMPORÁRIO

Contratações crescem no fim do ano na Ilha

As vagas já estão sendo oferecidas pelas casas comerciais dos diversos ramos na Rua Grande e áreas do entorno

Empresas já estão recebendo currículos para empregos temporários - (foto: reprodução)

Com a proximidade dos festejos de fim de ano, a movimentação de vendas nas casas comerciais da Rua Grande, principal centro comercial varejista da capital, tende aumentar, o que faz com que os empresários se preparem para oferecer atendimento mais efetivo. Com isso, contratam vendedores temporários, isto é, para trabalhar somente no período do Natal e Ano Novo, quando as vendas são aquecidas.

As vagas já estão sendo oferecidas pelas casas comerciais dos diversos ramos, estabelecidas na Rua Grande e áreas do entorno. A executiva Rose Barbosa, gerente da loja Shock Bella do Canto da Viração, disse que acredita  no aquecimento da economia e que já está articulando a contratação de mais sete vendedoras, para formar uma equipe de quinze atendentes e prestar  serviços  rápidos e de qualidade aos seus clientes.

O empresário Aldecy Carvalho Mascarenhas, proprietário da loja Veste Dez, na Rua do Passeio (Canto da Viração) também acredita nas boas vendas no período natalino e  ano novo, mas que já tem uma boa equipe de vendedores,  e que vai necessitar de  contratar  apenas mais quatro auxiliares. Ele explicou que os contratados temporários quando apresentam bom desempenho, tem o contrato modificado e são admitidos no quadro de funcionários fixos, com carteira assinada e demais direitos trabalhistas. O mesmo acontece com Fabiana Macedo, gerente do Shopping das Variedades, na Rua Grande. Ela disse que os indicadores apontam que o período dos festejos do fim de ano, serão promissores e que já está motivando sua equipe e providenciando a contratação de mais quatro vendedoras para aprimorar o atendimento e com o propósito de observar as temporárias de melhor desempenho para ficar definitivamente na equipe da loja.

Queda na movimentação de clientes na Rua Grande

O executivo Wanderlan Alencar, gerente da loja Calce Bem, disse que há possibilidade de contratar mais doze vendedores, se acontecer o aquecimento das vendas previsto para dezembro. Ele lamentou a queda do movimento de vendas na Rua Grande e atribuiu, este fenômeno às retiradas de grande parte dos ônibus de circularem pela Praça Deodoro, dificultando o acesso de pessoas à Rua Grande, preferindo fazer suas compras nos shoppings centers, que tem melhor acessibilidade ao transporte coletivo, visto que os ônibus para na porta do shoppings. Ele disse que a clientela da Rua Grande, se constitui, na maioria, de pessoas que se utilizam do transporte coletivo.

Wanderlan garante que os comerciantes do principal centro comercial da cidade, resistem na cara e coragem visto que a maioria pagam aluguéis caros e que somente os que tem prédio próprio conseguem melhor estabilidade. Ele disse que já teve na sua loja uma equipe composta por sessenta vendedores e que hoje conta com apenas doze, mas, que há a probabilidade de contratar mais sete temporários para dezembro. Márcio de Jesus Dias, gerente de uma das unidades do Magazine Luiza, na Rua Grande,  comunga com as posições do Wanderlan, mas  enfoca o descaso com que o poder público está tratando  a Rua Grande, sempre muito tumultuada e mal cuidada, se apresentando como uma rua muito suja e com seus equipamentos já em adiantado processo de deterioração por mãos humanas.

Márcio Dias disse que não tem o hábito de contratar vendedores temporários, por fidelidade à sua equipe de vendedores que prestam serviços o ano inteiro que, no final do ano, com o aquecimento das vendas, tem a oportunidade de obter melhor renda. Assim, ele pretende contratar somente uma pessoa para atividade de segurança para evitar as ações de descuidistas e subtração de mercadorias de menor porte.

Elcyane Rodrigues gerente da Cida Cosméticos, já está com sua equipe de vendedoras formada e irá contratar o reforço de apenas duas vendedoras para o período festivo. 

Ela afirmou que compensa a falta de maior número de atendentes, trabalhando na motivação da equipe e que os resultados são sempre muito positivos.  A executiva da Top Chic Variedades, Lan Wang, de nacionalidade chinesa, que atende pelo pseudônimo de Clara, disse que acredita na melhoria das vendas, mas que conta com uma boa equipe de vendedoras, e que pretende contratar para o período somente um segurança e  uma atendente.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias