PELA SAÚDE E PELO MEIO AMBIENTE

“Cidade em Movimento pela Floresta” celebra Dia Mundial Sem Carro neste sábado (23)

O objetivo é sensibilizar e articular a pauta da agenda urbana e ambiental em São Luís

Dia Mundial Sem Carro vai ser celebrado neste sábado - (foto: reprodução)

O grupo Pedal das Minas, por meio do projeto “Cidade em Movimento pela Floresta“,
promove, neste sábado (23), uma ação em alusão ao Dia Mundial Sem Carro, que é celebrado nesta sexta-feira (22). Ativistas, ciclistas e defensores da mobilidade sustentável em São Luís se reúnem para promover a conscientização sobre a importância de repensar o transporte urbano e preservar o meio ambiente.

O objetivo é sensibilizar e articular a pauta da agenda urbana e ambiental em São Luís, visando à cooperação em ações com foco nas eleições municipais em 2024 e na 30ª Conferência das Partes em 2025 (COP 30).

O evento tem a parceria de outros grupos de ciclistas e defensores da mobilidade sustentável e busca lançar um olhar crítico sobre o Dia Mundial Sem Carro e suas implicações. Em vez de apenas celebrar a abstinência de automóveis, os organizadores convidam a comunidade a refletir sobre a dependência do carro e a falta de políticas eficazes.

“Como a população pode aderir a uma mudança de cultura e deixar o carro em casa se os governos não criam políticas efetivas de transporte público, caminhabilidade ou mobilidade por bicicleta?”, questiona a organização do evento no release enviado à imprensa.

O evento abordará as barreiras que impedem a transição para modos de transporte mais sustentáveis e explorará soluções concretas.

Também será a celebração da mobilidade limpa em comunidades vulneráveis. Enquanto muitos dependem de veículos motorizados, as comunidades vulnerabilizadas nas periferias já utilizam modais limpos em seus deslocamentos.

“A ação ativista reconhecerá e celebrará esses esforços, sem romantizar a falta de opções de transporte adequadas nessas áreas”.

Dia Mundial Sem Carro

No mundo todo, são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades, no que passou a ser conhecido como Dia Mundial Sem Carro – 22 de setembro.

“Em São Luís, neste Dia Mundial Sem Carro (que celebraremos no sábado, 23), queremos também destacar, sem romantizar, aqueles que já adotam modais limpos em seus deslocamentos diários. Com frequência, são as pessoas e grupos sociais vulneráveis, muitas vezes nas periferias, que não têm outra escolha senão se deslocar a pé, de bicicleta ou de ônibus, meios de transporte que não emitem ou possuem uma menor emissão de poluição. Essas pessoas merecem reconhecimento por suas contribuições para a redução da poluição e por liderarem pelo exemplo”.

A ação “Cidade em Movimento pela Floresta” destina-se a promover a conscientização, estimular o diálogo e inspirar ações concretas para criar cidades mais sustentáveis e acessíveis para todos.

Coletivo Pedal das Minas busca incentivar o uso da bicicleta como transporte de lazer e de locomoção – (foto: reprodução)

Pedal das Minas (Instagram: @PedalDasMinas e YouTube: @pedaldasminas)

A Pedal das Minas São Luís é um coletivo de cicloativistas que, desde 2017, incide e discute sobre a cidade a partir da perspectiva da mobilidade urbana e do recorte de gênero, utilizando a bicicleta como instrumento para promover o empoderamento e a apropriação dos espaços públicos por mulheres. O grupo incentiva o apoio mútuo entre mulheres em prol do uso da bicicleta, além de incidir ativamente na construção da inserção de mecanismos que favoreçam a mobilidade por bicicleta.

A atuação do coletivo ocorre em dois eixos: promoção da independência e autonomia de mulheres no uso da bicicleta nas ruas, por meio de encontros, oficinas e pedaladas passeio e de acompanhamento de trânsito; e incidência por políticas públicas de mobilidade urbana para reivindicar ambientes mais seguros para pedalar, com o desenvolvimento de pesquisas sobre as demandas de ciclistas, da atuação na discussão de intervenções e políticas públicas, em espaços institucionais e junto à sociedade civil.

PROGRAMAÇÃO

● Local: Reserva do Itapiracó
● Horário: 15h às 18h
Programação:
● 15h – 16h: Bicicletada (pontos de saída: 15h Vinhais – Praça do Letrado / 15h30 – Turu – Av. São Luís Rei de França, em frente ao Posto Natureza)
● 16h30: Piquenique
● 17h-18h: Bate-papo “Começar a pedalar na cidade – Dia Mundial Sem Carro”, com a o grupo @bikeanjoslz, que possui mais de 10 anos formando pessoas ciclistas no Brasil

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias