Multiartista

Ator e bailarino Hélio Martins apresenta espatáculo ”Lendas, ritmos e a poesia da Ilha de São Luís”

Em cena, o multiartista também faz um passeio performático pelas lendas e estórias de encantaria do imaginário popular da Ilha do Amor.

Hélio Martins, é um talentoso ator e bailarino que encanta o universo da dança em São Luís desde o final dos anos 80. (Foto: Divulgação)

O ator e bailarino Hélio Martins está de volta aos palcos de São Luís com o espetáculo,  ”Lendas, ritmos e a poesia da Ilha de São Luís” onde o artista faz um mergulho profundo, por meio da dança e do teatro na poesia de 12 grandes escritores maranhenses como: Bandeira Tribuzi, Zé Maria Medeiros, Fernando Abreu, Luís Carlos Alvin, Cinthia Martins, Brisa Rebouças, Lúcia Santos, Sandro Fortes, Kátia Dias, Paulinho Nó Cego, e Joãozinho Ribeiro.

Na nova montagem, que será apresentada nesta sexta-feira (15) e sábado (16), às 19h30, no Teatro da Cidade, na Rua do Egito, Centro de São Luís, Hélio Martins é acompanhado pelo músico e percussionista, Fernando Castro e pelo iluminador João índio, que integram o espetáculo desde a primeira edição.

Em cena, o multiartista também faz um passeio performático pelas lendas e estórias de encantaria do imaginário popular da Ilha do Amor, entre elas, a “Lenda da Serpente”, a “Lenda da Praia do Olho d´água” e da “Velha que vira porco”. 

Segundo Hélio Martins, o retorno de  ”Lendas, ritmos e a poesia da Ilha de São Luís”, marca o início das comemorações de seus 40 anos de vida artística na dança e no teatro maranhense que serão celebrados em 2024. “Hoje eu me considero um artista mais maduro e bem mais consciente. E quero fazer deste espetáculo uma tribuna da nossa cultura popular e fazer um alerta sobre a situação dos biomas ecológico do planeta que estão ameaçados como nossas matas e rios e de algumas etnias dos povos originários do Maranhão que estão sob o risco de serem extintas. Eu já vinha fazendo isso de uma forma tímida, mas neste espetáculo essa proposta está mais presente. Não enxergar os povos indígenas brasileiro que já estavam aqui antes do europeu chegar é muita falta de responsabilidade”, disse Hélio Martins.

Nesta edição, o artista divide o palco com a bailarina, Karina Rubi que faz parte da nova geração da dança maranhense e com Silvio Freitas bailarino e coreógrafo contemporâneo de Hélio Martins quando trabalharam juntos no Teatro Arthur Azevedo, na gestão do diretor carioca Fernando Bicudo.

“Com Karina Rubi eu faço um solo chama-se “Iarrê!” com que eu fiz nos anos de 1980 com o bailarino e coreógrafo Cléo Júnior. E com Silvo Freitas  que é músico, cantor e bailarino  estamos fazendo  um pas de deux do “Touro Encantado da Praia dos Lençóis” pertencente da “Lenda do Rei Dom Sebastião”, onde também faço um alerta de salvamento sobre as praias brasileiras que em sua maioria estão poluídas”, explicou o bailarino.

Hélio Martins também apresento o número da “Lenda da Serpente de São Luís”, que conforme a estória, a barriga do animal estaria na Igreja do Carmo, a cauda na igreja de São Pantaleão e a cabeça na Fonte do Ribeirão, importante ponto turístico da cidade.

De acordo com a lenda, a serpente vem crescendo ao decorrer dos séculos e, quando a cabeça encontrar a cauda, o animal despertará e destruirá a Ilha de São Luís. “Eu quero que serpente coloque na cabeça de quem não tem consciência ambiental mais conscientização sobre como está o nosso planeta Terra. Sem a Mãe Natureza a gente morre”, ressaltou o artista.

Sobre o que o público pode esperar, Hélio Martins afirma que este é um espetáculo feito por um artista que sempre foi um apaixonado pela dança e cultura maranhense desde os 16 anos e que quer fazer o seu melhor para  uma plateia que sempre lhe respeitou muito.

Sobre o artista

Hélio Martins, é um talentoso ator e bailarino que encanta o universo da dança em São Luís desde o final dos anos 80. Com mais de 30 anos de carreira, Hélio acumula grandes momentos e intensas passagens pelo Teatro Laborarte e Ballet Olinda Saul no Maranhão. Além disso, ele também estudou no tradicional Curso Tablado e no CAL de Laranjeiras, ambos no Rio de Janeiro – RJ. Hélio Martins irá compartilhar sua arte e sua paixão pela dança em um espetáculo que promete encantar a todos.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias