Patrimônio

Apresentações culturais e debate celebrarão Dia Municipal do Tambor de Crioula em São Luís

A programação acontecerá na próxima quarta-feira (6), na Casa do Tambor de Crioula e nas praças Nauro Machado, Faustina, da Fé e Catraieiros.

Apresentações culturais e debate celebrarão Dia Municipal do Tambor de Crioula em São Luís (Foto: Divulgação)

Para celebrar o Dia Municipal do Tambor de Crioula e seus Brincantes, a Prefeitura de São Luís, por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH) e Secretaria Municipal de Cultura (SECULT), realizará uma extensa programação ao longo desta quarta-feira (6), data alusiva ao primeiro bem cultural específico do Maranhão a ser patrimonializado. 

Com a intenção de valorizar o Centro Histórico da cidade aniversariante e dos grupos de Tambor de Crioula, a programação será descentralizada e ocupará diversas áreas tombadas pelo Patrimônio Histórico, como a Casa do Tambor de Crioula e as praças, Nauro Machado, da Faustina, da Fé e dos Catraieiros.

(Foto: Divulgação)

A abertura do evento acontecerá às 8h da manhã, na Casa do Tambor de Crioula, localizado na Rua da Estrela, nº 308-282, no Centro, em São Luís, com o Seminário “Tambor de Crioula do Maranhão: avanços e desafios para as políticas públicas de salvaguarda”. O debate da preservação da manifestação cultural acontecerá com a presença de detentores, pesquisadores, dentre outros convidados, até às 12h, quando se encerrará a primeira parte das comemorações.

Às 15h, iniciam-se os preparativos para o derrubamento do mastro do Festejo de São Benedito, de organização da Mestra Rosa Barbosa e o Centro Cultural Estrela do Divino. Essa parceria acontece em função do entendimento de que é necessário chamar a atenção para a dimensão religiosa do Tambor de Crioula. A conexão com São Benedito se dá pelo fato do mesmo ser considerado por muitos o padroeiro da manifestação.

(Foto: Divulgação)

Às 19h do mesmo dia, na praça Nauro Machado, quarenta grupos de Tambor de Crioula se reúnem, para a solenidade de abertura da celebração e logo após, os grupos se dividem e tomam conta de mais três praças,Faustina, da Fé e Catraieiros, onde se apresentarão simultaneamente, enchendo o bairro da Praia Grande com um colorido e animação característicos da brincadeira.

Na beira-mar, a opção será ir até à Praça dos Catraieiros,local onde os grupos, Catarina Mina, Mimo de São Benedito (Ivar Saldanha), Proteção de São Benedito, Raízes de Olinda Novo, Um Degrau de Santa Luzia, Flor de Laranjeira, Brilho da União, Unidos de São Benedito, Amor de São Benedito e Pindarezinho exaltarão a festa.

O Tambor de Crioula do Maranhão recebeu a titulação de Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil em 20 de novembro de 2007, e teve seu título revalidado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, durante a 97ª reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, em 2021.

Dia do Tambor de Crioula

O dia em alusão ao Tambor de Crioula e seus brincantes foi instituído pela lei municipal n° 4.349/2004, do dia 6 de setembro. No dia 31 de agosto de 2021 o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, por meio do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, revalidou o título do Tambor de Crioula como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil.

O importante bem cultural é uma forma de expressão de matriz afro-brasileira que envolve dança circular, canto e percussão de tambores. Seja ao ar livre, nas praças, no interior de terreiros ou associado a outros eventos e manifestações, é realizado sem local específico ou calendário pré-fixado e praticado especialmente em louvor a São Benedito.

Dela, participam as coreiras, conduzidas pelo ritmo intenso dos tambores e pelos cantos das toadas evocadas por coreiros que desempenham o papel de tocadores e cantadores. A punga ou umbigada – gesto característico, entendido como saudação e convite entre uma coreira e outra – é um dos principais momentos da dança.

Apresentações

Praça Nauro Machado

Tambor de Crioula Alegria de São Benedito

Tambor de Crioula Unidos de São Benedito Taim

Tambor de Crioula Prazer de São Benedito do Mestre Apolonio

Tambor de Crioula Vila Bacanga

Tambor de Crioula Carinho de São Benedito

Tambor de Crioula Tijupá

Tambor de Crioula Alto São Benedito

Tambor de Crioula Cravo e Rosa de São Benedito

Tambor de Crioula Proteção II Mirim

Tambor de Crioula Pai Velho

Praça da Faustina

Tambor de Crioula Boa Esperança

Tambor de Crioula de Leonardo

Tambor de Crioula Milagre de São Benedito de Dona Nilza

Tambor de Jardim de São Benedito

Tambor de Crioula Pungar da Ilha

Tambor de Crioula Turma da Fé

Tambor de Crioula Amizade do Povo

Tambor de Crioula Unidos Venceremos

Tambor de Crioula Crioulos do Nordeste

Praça da Fé

Tambor de Crioula da Boa Vontade(Mestre Constâncio)

Tambor de Crioula Alegria do Maranhão

Tambor de Crioula União de São Benedito – Turma de Felipe

Tambor de Crioula Acorda Povo

Tambor de Crioula Lírio de São Benedito

Tambor de Crioula Mimo de São Benedito

Tambor de Crioula Manto de Nossa Senhora da Conceição

Tambor de Crioula Brilho de São Benedito

Tambor de Crioula Arte Nossa

Tambor de Crioula Proteção de Santo Antônio

Praça dos Catraieiros

Tambor de Crioula Catarina Mina

Tambor de Crioula Mimo de São Benedito (Ivar Saldanha)

Tambor de Crioula Proteção de São Benedito

Tambor de Crioula Raízes de Olinda Nova

Tambor de Crioula Um Degrau de Santa Luzia

Tambor de Crioula Flor de Laranjeira

Tambor de Crioula Brilho da União

Tambor de Crioula Unidos de São Benedito

Tambor de Crioula Amor de São Benedito

Tambor de Crioula Pindarezinho

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias