Alunas da rede municipal de ensino participarão da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica
As alunas estiveram na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus São Luís, no dia 25 de agosto para participar da etapa estadual da Olimpíada.
Três alunas da rede municipal de ensino que estudam na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Primavera, localizada no Cohatrac, e recebem atendimento educacional especializado no Centro de Atendimento Educacional Especializado em Altas Habilidades ou Superdotação (CAAHS) participarão da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que ocorre de 7 a 12 de outubro, em Salvador (BA).
As alunas estiveram na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) – Campus São Luís, no dia 25 de agosto para participar da etapa estadual da OBR.
A equipe Rob Tech Girl é composta pelas alunas do 5° ano, Karla Rafaella e Manaira Santos e do 6 ano Ana Jullya, fizeram uma prova bastante disputada e conquistaram de maneira inédita a 1° colocação no nível 1 (do 4° ao 9° ano).
A equipe foi acompanhada pela professora responsável Nathalia Viegas do CAAHS.
A aluna Karla Rafaela, que participou pela primeira vez de um campeonato de robótica descreveu a experiência como muito divertida, onde fez muitas amizades e pode conhecer a Universidade. Já o aluna Manaira destacou que essa foi primeira vez que fez parte de uma equipe só de meninas. A aluna Ana Jullya era a capitã da equipe e comandou com maestria as adversidades durante a competição, a mesma destacou que ficou muito feliz por participar de um evento desta natureza, e ressaltou que essa foi sua estreia em Olimpíadas de Robótica, já garantiu a primeira de muitas medalhas que virão.
A equipe teve como mentor voluntário responsável por duma das estudantes Charles Belfort, Analista de Sistema e experiente em Competições de Robótica. . A gestora Sandreliza Mota do CAAHS, parabeniza a equipe por mais essa premiação e destaca que: “A SEMED através da prefeitura desde 2021 torna a robótica uma realidade na rede, assim como engaja a organização e, a promoção do evento como o “Scratch Day” e “Festival de invenção e Criatividade – FIC” no município e enfatiza que, investir na educação e ciência é uma das chaves do sucesso para um desenvolvimento.
Pollyanna Santos mãe de uma das estudantes, destaca que é encorajador ver cada vez mais meninas se envolvendo em competições de robótica e demonstrando suas habilidades e talentos nessa área.
As equipes de meninas nas Olimpíadas Brasileiras de Robótica têm a oportunidade de mostrar sua criatividade, habilidades de programação e trabalho em equipe. Elas enfrentam desafios técnicos e estratégicos, projetando e construindo robôs para cumprir tarefas específicas.
Essas competições ajudam a inspirar e motivar mais meninas a se interessarem por áreas relacionadas à tecnologia e a considerarem carreiras nesses campos.
“É sempre emocionante ver equipes de meninas se destacando e superando expectativas em competições de robótica, mostrando que não há limites para o que podem alcançar. Cada membro da equipe contribui com suas habilidades individuais e juntas podem alcançar resultados surpreendentes” Janaina Fonsêca responsável por uma das estudantes.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: