Dicas de passeios

6 passeios indispensáveis para fazer em São Luís

São Luís, possui vários locais bonitos para você conhecer, por isso, conta com uma cultura bastante variada, além de um rico patrimônio histórico.

(Foto: Divulgação/ Reprodução)

A cidade foi fundada por franceses, em 1612, além de possuir uma forte colonização holandesa e portuguesa. Por isso, conta com uma cultura bastante variada, além de um rico patrimônio histórico

São Luís, possui vários locais bonitos para você conhecer, principalmente as praias, que cercam toda a sua extensão.

São Luís também conta com diversos apelidos bastante carinhosos, que enaltecem suas características. A cidade é conhecida como a “Capital Brasileira do Reggae” e “Jamaica Brasileira” por conta de sua tradição com o estilo musical, além de contar com um Museu do Reggae, o primeiro fora da Jamaica. Também é conhecida como “Ilha do Amor”, “Ilha Bela” e “Ilha Rebelde”, fazendo referência a sua característica geográfica. Além de “Cidade dos Azulejos” e “Capital da França Equinocial“, por suas influências de colonização.

Com isso, já é possível perceber que São Luís oferece uma rica cultura aos seus moradores e visitantes, contando com vários locais interessantes para você conhecer e visitar. 

Então, confira agora 6 dicas de passeios indispensáveis para se fazer em São Luís.

  1. Centro Histórico de São Luís
  2. Museu histórico e artístico do Maranhão
  3. Palácio dos Leões
  4. Igreja matriz da Sé
  5. Praias 
  6. Casa das Tulhas

Centro Histórico de São Luís

Por possuir mais de 400 anos de históriaSão Luís conta com diversas construções históricas, principalmente em seu Centro Histórico. Por isso, ao visitar São Luís, não deixe de conhecer esse lugar que preserva boa parte do seu passado. 

Centro Histórico foi tombado em 1974, pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e grande partes de suas construções preservam a característica da aplicação de azulejos em sua fachada, tradição advinda dos portugueses. 

Alguns pontos ainda não foram revitalizados, por isso, alguns prédios estão abandonados, mas ainda sim, é um passeio interessante. 

(Foto: UnB Agência)

Museu histórico e artístico do Maranhão

Museu histórico e artístico do Maranhão está localizado em um antigo casarão construído em 1836. Atualmente abriga um importante acervo sobre o estado, contando com mais de 10 mil peças, como mobiliários, azulejos, porcelanas, pinturas, esculturas, vidros, cristais, arte sacra de diferentes tradições, além de obras de Aluísio de Azevedo.

O museu está localizado na Rua do Sol, 302, no centro de São Luís. 

( Foto: Lyssuel Calvet)

Palácio dos Leões

Palácio dos Leões é a sede do governo do estado do Maranhão e está localizada no Centro Histórico da cidade, em uma área considerada patrimônio histórico. 

O local é um importante símbolo cultural maranhense, sendo que sua construção teve início ainda em 1612, ainda por comando da monarquia francesa. Nos anos 90, o prédio passou por uma grande revitalização, sendo concluído em 2003.

Está localizado na Rua Dom Pedro II, no centro de São Luís, e conta com visitas guiadas gratuitas, todas as segundas, quartas e sextas, das 14h às 17h30.

( Palácio dos Leões Foto: Claudinez Lacerda)

Igreja Matriz da Sé

Na mesma praça onde está localizada o Palácio dos Leões, encontra-se a Igreja Matriz da Sé. A igreja foi inaugurada em 1699, contando com mais de 320 anos de história. A sua construção é imponente, em estilo construída neoclássico e com altar-mor revestido de ouro.

( Foto: Luís Guilherme)

Praias 

Embora, infelizmente alguns praias sejam impróprias para banho, existem ainda muitas outras que atraem os banhistas de diversas regiões do Maranhão e até de outros estados. 

Praia da Guia, por exemplo, é um lugar perfeito para quem deseja paz e tranquilidade, já que é mais procurados pelos pescadores da região. A praia de Pontal D’Areia é a mais conhecida e a mais movimentada da cidade, sendo bastante frequentada por jovens. Sua orla conta com barzinhos e quiosques. Já na Praia de São Marcos está localizada a Estátua dos Pescadores, um dos cartões-postais da cidade. A Praia de Olho D’água é perfeita para quem deseja praticar kitsurf, e suas falésias deixam o cenário ainda mais charmoso. Por fim, a praia de Calhau é a mais bem localizada, contando com um calçadão bastante procurado para caminhadas e quiosques que servem petiscos e oferecem música ao vivo. 

( Praia de Ponta D’Areia – Foto: Aretha Ramos )

Casa das Tulhas

Casa das Tulhas ou Mercado das Tulhas é como um mercadão que oferece o melhor da tradição maranhense. Por lá são comercializados diversos produtos regionais como, grãos, temperos, artesanatos, e as tradicionais cachaças e  a tiquira, que é um destilado de mandioca bastante conhecido na região. 

O lugar é ótimo para quem quer provar as delícias locais e ainda comprar lembrancinhas de viagem. 

Foto: Foto: Karlos Geromy / O Imparcial
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias