VÍDEO: Em São Luís, embarcação naufraga no Rio Bacanga após falha no motor
O tripulante que estava na embarcação não sofreu ferimentos e passa bem.
Nesta tarde de segunda-feira (28), uma embarcação naufragou na região do Itaqui-Bacanga, em São Luís. Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), a embarcação partiu do Porto da Vovó, situado no bairro Anjo da Guarda, quando deparou-se com uma falha no funcionamento do motor.
Após a ocorrência da pane no motor, o barco foi arrastado pela intensa correnteza da comporta do Bacanga, que, segundo informações do CBMMA, se encontrava aberta.
“Ela [a embarcação] desceu ali, porque é um pouco mais baixo, para dentro da barragem e quebrou o mastro, mas ela está ancorada agora na Apruma”, afirmou o coronel do CBMMA Célio Roberto, comandante do Corpo de Bombeiros.
Populares que se encontravam no local conseguiram capturar imagens (veja o vídeo abaixo) que documentam o momento exato em que a embarcação tomba e submerge nas águas. No vídeo, também é possível ver um homem que estava na embarcação enquanto ela era arrastada pela correnteza.
De acordo com o CBMMA, o tripulante presente na embarcação saltou no rio e habilmente orientou o barco de modo a evitar a colisão com as muretas da barragem. Logo após atravessar a comporta, a embarcação foi levada em direção à antiga sede da Associação de Professores da Universidade Federal do Maranhão, posteriormente transformada na Seção Sindical Apruma.
O tripulante, identificado como Jackson Adriano, conseguiu nadar até a margem do rio, não sofreu ferimentos e passa bem.
Quanto à embarcação, ela sofreu danos mínimos e encontra-se ancorada no local do incidente.
Em comunicado, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA) esclareceu que a área em questão está devidamente delimitada e sinalizada como zona de segurança. O incidente ocorrido durante a tarde não resultou em fatalidades, limitando-se apenas a prejuízos materiais.
Sobre o acidente ocorrido no final da tarde de hoje, na Barragem do Bacanga, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra-MA) informa que a área em questão trata-se de local marcado e sinalizado como área de segurança, tendo inclusive, nos períodos que precedem a operação de abertura e fechamento das comportas, sinalização sonora com emissão de cinco avisos em forma de sirene, audíveis em qualquer local nas proximidades da barragem.
Existe nas proximidades do mar a utilização da encosta como área de embarque e desembarque dos pescadores, cujo ancoramento dos barcos é feito, na maioria das vezes, de forma irregular. E a Sinfra, com o apoio das autoridades competentes, tem tentado notificar e orientar os usuários, geralmente pescadores, da necessidade de atenção naquela área.
No acidente de hoje à tarde não houve vítimas fatais, apenas prejuízos materiais.
A Sinfra está trabalhando no levantamento e verificação de eventuais danos que o barco possa ter causado à comporta.