Veja 10 famosos que romperam com os pais durante a carreira
Casos de rompimento com familiares durante a carreira, como ocorreu com Larissa Manoela, são recorrentes entre artistas
O início da carreira de algumas celebridades às vezes ocorre ainda na infância, por estímulo dos pais, que acabam cuidando da gestão da carreira e de questões burocráticas que, com o tempo, podem gerar atritos. Tem repercutido há dias a entrevista ao Fantástico, da TV Globo, da atriz Larissa Manoela. Ela contou sobre o rompimento com os pais e o patrimônio avaliado em R$ 18 milhões. A artista diz ter aberto mão da fortuna para administrar a própria carreira sem a família.
Essa não é a primeira vez que celebridades escolhem “se separar” de familiares para administrarem a própria carreira. Além de Larissa Manoela a cantora Beyoncé, a atriz Drew Barrymore e o surfista Gabriel Medina foram alguns dos famosos que passaram por problemas familiares. Veja a lista:
Larissa Manoela
A atriz e cantora começou a carreira aos 4 anos de idade. O primeiro trabalho foi aos 6 anos, na série Mothern, da GNT, e o reconhecimento profissional veio com o filme O Palhaço dirigido por Selton Mello.
Antes de gerenciar a própria carreira, ela tinha a vida gerenciada pelos pais: Gilberto Elias e Silvana Taques. Em entrevista para o Fantástico, a atriz contou que recebia uma mesada e descobriu que só detinha 2% dos seus ganhos, enquanto os pais tinham 98%.
Bruna Marquezine
Assim como Larissa Manoela, Bruna Marquezine começou a carreira profissional ainda na infância. A mãe, Neide Maia, cuidava da carreira da atriz, era uma espécie de segunda empresária que fazia a ponte entre ela e o seu representante.
Em entrevista ao podcast Quem Pode, Pod, em setembro de 2022, Marquezine contou que brigava muito com a mãe. “A gente brigava, a gente se ofendia, a gente se feria. Era muito difícil para ela, imagina, eu com 18 ou 19 anos falar: eu não vou fechar tal contrato, ou eu não vou fazer tal campanha, porque isso não tem a ver comigo, porque isso não tem a ver com o que eu quero para o meu futuro”, contou a atriz durante a entrevista.
Bruna Marquezine então decidiu afastar a mãe do gerenciamento de sua carreira, para preservar a relação e não deixar que as brigas atrapalhassem a relação entre as duas.
Gabriel Medina
O surfista profissional viveu uma crise familiar no ano de 2020. Na época, contra a vontade da mãe e do padrasto do surfista, ele casou-se com a modelo Yasmin Brunet. A mãe de Gabriel chegou a declarar que se afastou porque a relação do filho com Yasmin era controladora e que ele não falava mais com a irmã mais nova, a também surfista Sophia.
Depois da fala, o surfista teria diminuído o repasse mensal que fazia à família. A questão foi parar na Justiça e, para resolver, ele cedeu imóveis avaliados em milhões de reais para a família, enquanto a mãe ficou proibida de explorar comercialmente a imagem do filho.
Em entrevista ao Esporte Espetacular o surfista contou sobre a decisão: “Na verdade, eu comecei muito cedo. Com 14 anos eu já tinha um patrocinador e ganhava salário, e sempre tive uma gestão familiar. Mas cheguei a um ponto que precisava profissionalizar minha vida, queria estar mais incluído em decisões”.
A relação entre Gabriel e Simone melhorou apenas em 2022, durante a transmissão de uma competição que acontecia em Saquarema, no Rio de Janeiro. Os dois se abraçaram durante um momento na competição e a mãe o parabenizou.
Jojo Toddynho
A funkeira contou que entrou com processo para retirar o nome da mãe da certidão de nascimento. Entre os motivos está garantir que, em caso de morte, sua herança não vá para a mãe.
Nas redes sociais ,a cantora fez comparações da situação vivida por Larissa Manoela e relembrou momentos turbulentos vividos com os familiares: “Eu vi gente falando assim: ‘Mas e a sua mãe?’. Minha mãe é quem me criou. Minha avó, minha tia, minha mãe Maria Helena. A minha mãe pagava cento e vinte reais de pensão e falava na época que isso era esmola, e que bebia isso de cerveja”.
Beyoncé
A cantora demitiu o pai, Matthew Knowles, em março de 2011. Ele era responsável por cuidar da carreira da artista e foi acusado de roubar dinheiro da sua turnê. Ele negou todas as acusações e chegou a processar a ex-produtora da filha, a Live Nation, pelo rombo no caixa.
Beyoncé comentou na época para a CNN: “Eu só me separei de meu pai em um nível profissional. Ele é meu pai pela vida, e eu o amo muito. Sou grata a tudo o que ele me ensinou.”
Em 2016, a cantora postou uma foto ao lado do pai durante a turnê ‘The formation world tour’, sinalizando que haviam se acertado. Mas Knowles não voltou a empresariar Beyoncé.
Britney Spears
O caso da cantora foi um dos mais emblemáticos com relação a problemas com pais empresários. O pai da cantora, Jamie Spears, tinha a tutela de Britney e controlava tanto a vida pessoal quanto financeira e fazia escolhas no lugar da artista. Após 13 anos sob a tutela do pai, em novembro de 2021 a cantora se viu livre. A disputa judicial rendeu documentário e estampou manchetes dos jornais do mundo todo.
Drew Barrymore
A atriz que cresceu em uma família de artistas teve uma relação conturbada com pais empresários. Ela revelou que a mãe a tratava como cliente e amiga, não como uma filha. Assim, Drew revelou que começou a agir como adulta desde cedo.
Quando foi internada em uma clínica de reabilitação com apenas 13 anos, a mãe a tirou de lá após 12 dias para que ela pudesse gravar um filme. Depois de uma série de desentendimentos com a mãe, a artista conseguiu a emancipação aos 15 anos.
A acusação da artista sempre foi mais direcionada à relação com álcool e drogas. Drew afirma ter se tornado alcoolista aos 13 anos pela própria mãe.
Lewis Hamilton
O piloto britânico de Fórmula 1 teve o início da carreira empresariado pelo pai, Anthony Hamilton. Em 2010, ele anunciou a separação do pai como empresário, descrita como amigável.
“O desejo de cada um ir para o seu lado era mútuo. Discutimos isso por anos, só não aconteceu da maneira que nós gostaríamos que tivesse sido. Foi difícil [em 2010], sempre foi difícil. Teria que acontecer em algum momento. A realidade é que eu queria a minha vida de volta, eu tinha passado quase 18 anos trabalhando para que ter a certeza de que Lewis não perderia sua grande oportunidade”, disse Anthony Hamilton em entrevista.
Lindsay Lohan
A atriz começou a carreira como modelo na infância e fez a primeira aparição na tevê aos 10 anos na novela Another World. Aos 12, ganhou fama ao interpretar irmãs gêmeas no filme Operação Cupido. Dinah Lohan, mãe da atriz, era quem cuidava da carreira. As duas protagonizaram brigas públicas e a relação sempre foi bem problemática.
Em 2011, quando tinha 25 anos, a atriz estava lidando com muitos problemas judiciais envolvendo a dependência química. Nessa época, ela decidiu demitir a mãe e passou a ter um maior controle sobre a sua carreira.
Macaulay Culkin
O ator que ficou famoso por estrelar os filmes Esqueceram de mim teve uma relação extremamente conturbada com os pais. Eles obrigavam Culkin a trabalhar exaustivamente e não o deixavam tirar férias. Após a separação dos pais, houve uma briga pela administração da carreira do filho.
Aos 14 anos, o ator processou ambos e foi emancipado. Toda a relação foi tão cansativa que Macaulay decidiu se afastar dos holofotes. À época, a fortuna do artista foi avaliada em US$ 17 milhões. Em entrevistas, Macaulay Culkin acusou o pai de ser um “abusador”, afirmando que sofria agressões físicas e verbais na infância.