Feminicídio

Suspeito de matar a companheira a golpes de faca é procurado pela Polícia Civil

A vítima do feminicídio foi Francisca Costa da Silva, que morreu no dia 6 de julho, sete dias depois de ser esfaqueada.

José Antônio Silva de Sousa, também conhecido como ‘Henrique’ matou sua própria companheira em 30 de junho deste ano, na região rural da cidade de Bom Lugar. (Foto: Divulgação)

Autoridades da Polícia Civil do Maranhão estão empenhadas na busca por um indivíduo identificado como José Antônio Silva de Sousa, também conhecido como ‘Henrique’. Ele é considerado o principal suspeito do assassinato de sua própria companheira, ocorrido em 30 de junho deste ano, na região rural da cidade de Bom Lugar, no povoado Centro dos Farias.

A vítima do trágico feminicídio foi identificada como Francisca Costa da Silva, que lamentavelmente veio a falecer no dia 6 de julho, uma semana após ter sido esfaqueada por José Antônio dentro da residência do casal.

De acordo com relatos de testemunhas, no dia 30 de junho, por volta das 23h30, José Antônio e Francisca participaram de uma festa local acompanhados por amigos. Durante o evento, José Antônio repreendeu Francisca por estar usando uma blusa que expunha os ombros.

As testemunhas relataram à polícia que o homem falou as seguintes palavras para a companheira: “Tu quer tirar a roupa, vaga**, pros machos subirem em cima de tu; todo macho te come, mas tu tem que me respeitar. Tu acha que eu não tenho coragem de fazer nada contigo? Aqui na festa posso não fazer, mas quando chegar em casa tu vai ver. Tu vai beber a bebida que eu tô te dando (e obrigou a mulher a beber com ele)”.

Ao retornarem para casa, uma série de acontecimentos trágicos se desencadeou. José Antônio iniciou um ataque violento contra Francisca, empunhando uma faca. Os gritos desesperados da mulher alertaram os vizinhos, que a encontraram ensanguentada no fundo do quintal da casa. De maneira perturbadora, as próprias filhas do agressor, com idades de nove e dez anos, testemunharam o incidente. Francisca mantinha com elas um vínculo maternal.

Vizinhos socorreram Francisca e a levaram à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Bom Lugar, sendo posteriormente transferida para o Hospital Laura Vasconcelos em Bacabal. Tragicamente, ela não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no dia 6 de julho.

Ainda que as testemunhas não tenham presenciado diretamente o ataque ou o momento em que José Antônio saiu da residência, Francisca conseguiu relatar aos que a socorreram que havia sido ferida com uma faca pelo seu companheiro.

Após as agressões, José Antônio fugiu de Bom Lugar, levando consigo duas espingardas e a faca utilizada no crime.

Informações obtidas junto à família da vítima indicam que o suspeito possivelmente se refugiou na casa de parentes em um local chamado Pedra do Salgado, situado no município de Vitorino Freire.

As autoridades da Polícia Civil do Maranhão estão em busca ativa de José Antônio Silva de Sousa. Qualquer pessoa que detenha informações que possam levar à localização do suspeito é encorajada a contatar as autoridades por meio da linha direta Disque Denúncia no número 181 ou via WhatsApp no número (98) 99224-8660. O anonimato é assegurado para todas as informações fornecidas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias