Setur-MA realiza ações para impulsionar o turismo
Ao todo, cinco municípios maranhenses estão sendo beneficiados durante a expedição, São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Alcântara e Raposa.
Com o objetivo de desenvolver e impulsionar o turismo nos municípios que compõem os nove polos turísticos maranhenses, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA) está promovendo mais uma série de ações do programa “Expedições de Turismo”.
Que leva cursos de qualificação profissional, reuniões com o trade, gestores municipais e instâncias de governança, adesão e renovação do Cadastur, cadastros dos artesãos maranhenses e palestras e blitz do Mais Infância Mais Turismo.
As ações itinerantes estão ocorrendo durante todo o mês de agosto e setembro. Ao todo, cinco municípios maranhenses estão sendo beneficiados durante a expedição, São Luís, Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Alcântara e Raposa.
“O objetivo das ações da Expedição de Turismo desenvolvidas pela Setur-MA é fomentar o turismo em todo o Maranhão. No Polo São Luís, que é representado pelos quatros municípios da Grande Ilha, o município de Raposa é um potencializador do Turismo no nosso estado”, relata a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo.
Nesta última quinta-feira (24), a equipe da Setur-MA esteve no município de Raposa para reunir o trade e os gestores do município que trabalham potencializando o turismo. Na oportunidade, houve a apresentação das principais ações e serviços desenvolvidos pela Setur-MA em todo o estado.
O superintendente de qualificação profissional da Setur-MA, Antônio Castro, relembrou toda a parceria que o Governo do estado, por meio da Setur-MA. “Nós estamos aqui para reafirmar a parceria e trazer a qualificação profissional ao trade de Raposa, buscando aprimorar os serviços e saberes do povo raposense no atendimento com os turistas e visitantes do município”, afirmou Castro.
“Nós estamos recebendo a Setur-MA que realiza esta reunião, assegurando o propósito de elencar políticas públicas para implementar o desenvolvimento do turismo de forma sustentável no nosso município. É um momento muito importante para o setor, onde vários empresários e o trade estão presentes para expor as demandas do turismo em Raposa”, pontuou o secretário municipal de Turismo, Edson Duarte, que representa a parceria da Setur-MA com a Prefeitura de Raposa.
Durante o evento, o secretário adjunto da Setur-MA, Ruan Tavares assegurou o compromisso do governo do Estado com o turismo nos municípios maranhenses.
“O estado se compromete, até julho do ano de 2024, a trabalhar com qualificação, cadastros dos barqueiros, artesãos e donos e trabalhadores de restaurantes de Raposa. E já iremos levar as demandas de obras de infraestrutura feitas pelo trade local”, afirmou Tavares.
No evento, a superintendente de Regionalização, Aline Souza, falou sobre o mapa do turismo, explicando os benefícios e a importância de todas as cidades maranhenses estarem dentro do Mapa do Turismo Brasileiro.
“É um prazer receber a Setur-MA, no momento estamos organizando e tentando planejar para melhorar, acima de tudo, o turismo de Raposa. São atividades que, reunindo com todo o trade, podemos melhorar para agradar, cada vez mais, ao turista que chega na nossa cidade”, destacou um dos proprietários da fazendinha, Junior Gois.
O Cadastur irá fazer na segunda semana de setembro, a ação cadastro dos profissionais e serviços turísticos da Raposa. Segundo a coordenadora estadual do Cadastur, Thais Guimarães, o cadastramento de todas as atividades turísticas traz benefícios aos agentes do turismo cadastrados.
“Uma vez que cadastramos e formalizamos os equipamentos turísticos ou o profissional do município, automaticamente fazemos a promoção junto aos turistas, a nível nacional e estadual, nas plataformas do “Cadastur”, “Viaje Mais Legal”, plataformas do Ministério do Turismo, e app “Maranhão Terra de Encantos”, informou Thaís Guimarães.
A rendeira da Raposa, que aprendeu com a mãe há mais de 40 anos a técnica do bordado com bilro, Edvanda Oliveira, agradeceu e falou sobre a união dos atores do turismo
“Eu, rendeira, aprendi muito nesta tarde e entendi que a união do grupo faz com que haja um crescimento do turismo dentro e fora de São Luís. Estou aqui na luta pelo fortalecimento do artesanato no nosso estado. A nossa cidade de Raposa está se desenvolvendo e o turismo, cresce com o fruto do nosso trabalho”, falou a rendeira.
Na oportunidade a coordenadora do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Marilia Ribeiro, falou que os CAT’s são espaços direcionados para a divulgação e esclarecimentos de informações sobre a cidade e o estado aos turistas.
A coordenadora do Observatório do Turismo do Maranhão, Letícia Cynara, pontuou que o Observatório do Turismo do Maranhão é uma rede de dados e informações acerca do Turismo coordenado pela Secretaria de Estado do Turismo em parceria com diversas entidades como instituições de ensino, institutos de pesquisa, secretarias municipais e estaduais, e explicou sobre as pesquisas que são aplicadas e a importância das mesmas.
O técnico da Superintendência de Promoção, Eventos e Marketing, Rodrigo Nabate, fechou o evento com a apresentação das ações de fomento e promoção dos destinos turísticos maranhenses.
A equipe da Setur-MA já esteve em São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Alcântara ofertando cadastramento no Cadastur, para artesãos e cursos voltados à melhoria do atendimento ao público, uso das mídias sociais para promover o turismo e técnicas de vendas, dentre outros.
Os gestores de Raposa foram convidados a participar do Encontro de Gestores dos Polos Turísticos do Maranhão – Construindo Roteiros, que acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro.
Expedições de Turismo
Durante as ações, as equipes técnicas das Superintendências de Qualificação Profissional, de Regionalização, de Artesanato do Maranhão e do Cadastur percorrem os municípios do polo, levando benefícios para a população local, através do Mais Qualificação Profissional com a oferta de cursos, serviços de cadastro para prestadores de serviços turísticos por meio do Cadastur, além de prestar esclarecimentos a respeito do Programa de Regionalização do Turismo no estado e orientações sobre o remapeamento e roteirização dos atrativos turísticos dos municípios.
*Fonte: Assessoria de Comunicação da Setur – MA*