Sebrae investe na preparação de empreendedores do futuro em Fortuna
Perto de 400 alunos da Escola Mariano Martins, em Fortuna, iniciam atividades do Jovens Empreendedores Primeiros Passos – o JEPP. Programa forma empreendedores do amanhã
Despertar o espírito empreendedor nas novas gerações é o desafio que o Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), desenvolvido pelo Sebrae, tem se voltado no município de Fortuna-MA e em todo o Maranhão.
Com uma metodologia aplicada durante os nove primeiros anos da vida escolar, o JEPP tem buscado desenvolver e fortalecer habilidades empreendedoras em crianças e jovens desde os primeiros passos na vida escolar, contribuindo para a formação de cidadãos e empreendedores.
Localizada na região Central do estado, a cidade de Fortuna investe na educação empreendedora nas escolas da rede pública com a implantação do programa, que, entre outras vantagens, contribui fortemente para ampliar a percepção dos alunos sobre a realidade do mercado de trabalho e sobre oportunidades de atuação nesse ambiente, estimulando que se tornem protagonistas da própria história e agentes de transformação pela via do empreendedorismo.
Nova realidade – Até 2022, para que se tenha uma ideia, por meio do JEPP, o Sebrae já beneficiou cerca de 40 mil alunos em todo o Maranhão. Em Fortuna, este ano novos alunos da rede pública estão sendo contemplados com o programa. A Escola Mariano Martins, por exemplo, terá 396 alunos de turmas do 6º ao 9º ano. O lançamento desta etapa aconteceu na última quarta-feira (16), com a presença dos pais, responsáveis, professores e da equipe técnica do Sebrae na região. A ideia é incluir as famílias nesse esforço, semeando a cultura do empreendedorismo também no ambiente familiar.
Com expectativas renovadas de um novo direcionamento na vida dos filhos, os pais aprovaram a iniciativa. Para Andressa Silva, mãe de Eliza Roberta, do 7º ano, o JEPP traz impactos para toda a família. “Tenho uma empresa de decoração de festas e a Eliza já me ajuda muito. As aulas vão trazer várias ideias, que vamos aplicar no nosso empreendimento e assim crescer juntas”, explicou a mamãe empolgada com o programa.
Valor da cooperação e do trabalho em equipe – Além da preparação das crianças e jovens, o JEPP abre novos horizontes ao proporcionar contato com o mundo do empreendedorismo. Entre as vantagens, o programa ensina o valor da cooperação e do trabalho em equipe e desperta para uma nova realidade no mundo do trabalho.
“As crianças antes eram incentivadas a estudar para conseguir um bom emprego no mercado formal de trabalho. Hoje, o Sebrae trabalha com uma nova proposta. Em vez de preparar as crianças para estudar e passar em um bom concurso para ter um emprego, queremos estimular a cultura do empreendedorismo, mostrando que elas podem empreender com um negócio próprio e obter bons resultados a partir dessa decisão. Com o programa JEPP, as crianças aprendem desde o primeiro ano a lidar com questões ligadas ao empreendedorismo, às finanças, aprendendo na prática o necessário para se tornarem protagonistas de seus sonhos”, explicou o gestor de Atendimento da Unidade de Negócios do Sebrae em Presidente Dutra, Emerson Mendes.
Parceria – Em Fortuna, o Programa JEPP é realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação. As aulas vão se iniciar nos próximos dias. E, o programa termina com a realização de uma feira empreendedora, onde os alunos colocam em prática todo o aprendizado obtido.
“É muito satisfatório ver crianças tão pequenas sabendo lidar com fluxo de caixa e aprender sobre o processo de vendas, conceitos do processo de um empreendimento e os desafios de um empresário, tudo isso de forma prática e lúdica. As crianças planejam, fabricam seus próprios produtos e vão diretamente às vendas. Trata-se de uma oportunidade de aprender brincando e, ainda, de pensar em como aplicar os lucros obtidos com esses empreendimentos”, concluiu a diretora da escola, Cassiana Cavalcante.