Situação Preocupante

Queimadas no Maranhão avançam em terras indígenas

Queimadas ocorridas no Parque Estadual do Mirador já avançaram para as terras indígenas situadas no município de Fernando Falcão.

O estado do Maranhão agora ocupa a terceira posição no ranking de focos de incêndio. (Foto: Reprodução)

As queimadas que tiveram início no Parque Estadual do Mirador agora se propagaram para as terras indígenas localizadas no município de Fernando Falcão, conforme reportado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Recentemente, em 11 de agosto, agentes da Força Nacional foram mobilizados para o estado do Maranhão, a fim de prestar apoio no combate aos incêndios florestais que afetam áreas indígenas próximas ao Parque Estadual do Mirador, situado na região Sul do estado.

Flávia Alves, superintendente do Ibama, informou que duas frentes de atuação estão empenhadas na região que abrange o Parque Estadual do Mirador. Uma dessas frentes é composta pela Brigada do Corpo de Bombeiros, composta por 35 brigadistas, e está focada na contenção dos focos de incêndio dentro dos limites do Parque Estadual.

A outra frente é liderada pelo Ibama e envolve a atuação da Força Nacional, concentrando-se na área de sobreposição entre o parque e as terras indígenas Canela e Porquinhos.

Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado do Maranhão agora ocupa a terceira posição no ranking de focos de incêndio, sendo superado por Mato Grosso e Pará.

Desde o início do ano até a data de quarta-feira (16), foram registrados um total de 6.438 focos de incêndio, com 343 ocorrências somente nas últimas 24 horas.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias