Pais acompanham parto e celebram o nascimento dos filhos na Maternidade Nossa Senhora da Penha
A Maternidade Nossa Senhora da Penha realizou 457 partos de janeiro a maio de 2023
No domingo que antecedeu o Dia dos Pais, nasceu Olívia, filha do publicitário Benedito Cassiano Neto, de 22 anos. “A paternidade é um desafio muito grande, mas eu quero ser para Olívia o melhor pai que eu puder ser”, enfatizou. Olívia, filha do casal Benedito e Ana Júlia Ferreira, nasceu na Maternidade Nossa Senhora da Penha, em São Luís. Atualmente, 19 unidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizam partos, sendo 13 hospitais e 6 maternidades.
Pai de primeira viagem, Benedito Cassiano vai vivenciar, neste domingo (13), o seu primeiro Dia dos Pais. Ele relatou que considera a paternidade laboriosa. Entretanto, ao lado da esposa Ana Júlia Ferreira, destaca a união como pilar para o crescimento do casal e da celebração da chegada da filha.
“Foram dois diplomas que vieram de uma só vez. Nós nos conhecemos na faculdade, e eu sei que vai ser desafiador, mas desde o momento que eu olhei a carinha dela, estou só babando”, disse Benedito Cassiano.
A Maternidade Nossa Senhora da Penha realizou 457 partos de janeiro a maio de 2023. Na unidade, o mecânico montador Herbeth Pontes, de 42 anos, acompanhou o parto do quinto filho. Ayla Gabriele Cantanhede Carvalho nasceu na madrugada da segunda-feira (7). Ao lado da esposa Edilene Cantanhede Carvalho, ele ressaltou a alegria do nascimento da filha. “Ter criança em casa é muito bom, uma alegria. Nós temos que lutar para criar os filhos da gente”, disse.
Benedito Cassiano e Herbeth Pontes acompanharam os partos das esposas. Na Maternidade Nossa Senhora da Penha é assegurado o direito a um acompanhante indicado pela parturiente, que pode ser o pai ou outra pessoa, para o período de trabalho de parto, o parto e pós-parto imediato.
Lei do Acompanhante
A Lei do Acompanhante 11.108/2005 foi regulamentada ano passado e visa proporcionar à gestante mais conforto e acolhimento no Sistema Único de Saúde (SUS). O Ministério da Saúde regulamentou a lei, definindo o pós-parto imediato como o período que abrange 10 dias após o parto, salvo intercorrências, a critério médico.