Nove suspeitos de tráfico de drogas são presos na zona rural de São Luís
A região tem sido utilizada pelos criminosos, segundo apontam as investigações, como esconderijo.
Uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (30) pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), por meio das Polícias Militar e Civil, prendeu nove pessoas em povoados da zona rural de São Luís. Os alvos da ação são suspeitos de participarem de organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas.
Cerca de 100 policiais militares e civis chegaram à região. Parte do grupo ocupou territórios da ilha de Tauá-Mirim, onde se situam os povoados de Jacamin, Embaubal, Portinho, Amapá e Ilha Pequena, na zona rural de São Luís. A região tem sido utilizada pelos criminosos, segundo apontam as investigações, como esconderijo.
Ao todo, nove suspeitos foram presos, sendo cinco no povoado Jacamin e quatro na Estiva. Além da ilha de Tauá-Mirim, os policiais também fizeram buscas na Estiva, Vila Samara, Coqueiro, entre outros povoados rurais, onde apreenderam uma motocicleta com chassi raspado, um revólver taurus calibre 38 com munição, um simulacro de arma de fogo, além de entorpecente.
“O sistema de segurança tem agido forte contra o crime. Esta foi mais uma operação de combate a facções, com objetivo de cumprir mandado de busca e apreensão e de prisão preventiva contra suspeitos de lideraram o tráfico de entorpecentes na Grande Ilha, e que se refugiam nesses povoados afastados, de difícil acesso. Foi uma ação exitosa e que vai prosseguir não apenas em São Luís”, informou o secretário de Segurança Pública, Maurício Martins.
Conforme explicou o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Jair Paiva, a operação é resultado de investigações com o objetivo de desarticular grupos criminosos. Foram cumpridos mandados de prisão e de buscas, solicitados ao Poder Judiciário. “O objetivo é prender suspeitos, desarticulando a atuação desses criminosos que atentam contra a ordem pública”, enfatizou. Segundo ele, entre os presos de hoje estão foragidos da Justiça, de alta periculosidade, suspeito inclusive da prática de homicídio, entre outros crimes.
Estiveram à frente das operações o delegado Renato Fernando, titular do 12º DP; delegado Paulo Arthur Franco, da seccional Sul; comandante do Policiamento Metropolitano, coronel Ilmar; tenente-coronel Bayma, tenente-coronel Wellington, tenente-coronel Soares Júnior, tenente-coronel Fábio e Major Leonardo, comandante do Bope.
A “Operação Jacamim” contou com as participações de policiais civis da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) , Superintendência Estadual de Homicídios e de Proteção à Pessoa (SHPP),Grupo de Resposta Tática(GRT/SEIC) e Superintendência Estadual de Repressão ao Narcotráfico(SENARC).
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: