Juiz da Auditoria Militar é selecionado para o curso Judiciário em Alta Performance
O curso tem como objetivo desenvolver e aperfeiçoar competências gerenciais dos magistrados, nos campos da gestão estratégica, gestão de pessoas e gestão de processos
O juiz titular da Auditoria da Justiça Militar do Estado do Maranhão, Nelson Melo de Moraes Rêgo, foi selecionado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM), para o curso de Especialização em Gestão Judicial: Judiciário de alta performance. O curso é voltado para magistrados e magistradas dos Tribunais de Justiça e Tribunais Regionais Federais e, em caráter excepcional, servidores e servidoras do Judiciário que atuem em atividade de assessoria ou como auxiliares dos membros da magistratura.
Os inscritos tiveram que passar por um processo seletivo e vão cursar uma carga horária de 370 horas, além de mais 30 horas de atividade para o trabalho de conclusão. As aulas serão na modalidade de ensino a distância (EAD), com dois momentos presenciais, na abertura e no encerramento. A cerimônia de início do curso será no próximo dia 30 de agosto, na sede da ENFAM, em Brasília, com a palestra do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e coordenador científico da escola, Marco Aurélio Bellizze. Nos dois dias seguintes, haverá palestras sobre gestão estratégica, de dados, de pessoas, em tribunais, gestão de precedentes e impacto na efetividade judicial, gestão de conflitos no Brasil e nos Estados Unidos, além de oficina sobre ferramentas para diagnóstico e acompanhamento da gestão em unidades judiciais.
O curso tem como objetivo desenvolver e aperfeiçoar competências gerenciais dos magistrados, nos campos da gestão estratégica, gestão de pessoas e gestão de processos, com foco no papel do magistrado como gestor, atuando na gestão macro dos conflitos e na gestão da sua unidade, em interlocução com outras unidades judiciais, com demais sujeitos do processo e outros órgãos do tribunal e com a sociedade.
Nelson Rêgo disse que o curso vai contribuir para que o magistrado desenvolva competências gerenciais, aperfeiçoando a gestão da unidade judicial da qual é titular, com alcance das metas do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) de forma mais rápida e com maior produtividade.
O titular da Auditoria da Justiça Militar do Maranhão tem doutorado e pós-doutorado em Direitos Humanos, mestrado em Direito Processual Civil, além de cinco especializações em Direito Empresarial, Civil e do Consumo, Processual Civil e em Didática do Ensino Superior. Também é licenciado em Filosofia e bacharel em Teologia e atualmente é professor Universitário (FACAM). O curso Gestão Judicial: Judiciário de alta performance, da ENFAM, será sua primeira especialização em gestão judiciária.
Nelson Rêgo ingressou na magistratura maranhense em dezembro de 1991. Atuou nas comarcas de Barreirinhas, Grajaú, Presidente Dutra e Imperatriz. Em maio de 2004 tornou-se juiz titular da capital, sendo titularizado em maio de 2008 na 1ª Vara Especial Violência Doméstica e Familiar contra Mulher. Desde setembro de 2016 é titular da Auditoria da Justiça Militar.