Incêndios no Parque do Mirador levam a pedido de auxílio da Força Nacional
Pedido foi feito pela superintendente do IBAMA no Maranhão, Flávia Alves.
A superintendente do IBAMA no Maranhão, Flávia Alves, pediu auxílio da Força Nacional para auxiliar o órgão no combate aos incêndios florestais que tem atingido o Parque Estadual do Mirador. A situação mais complicada para acompanhamento está em terras indígenas.
“Acabamos de solicitar ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a presença da Força Nacional no Maranhão, para auxiliar o Ibama – MA no combate aos incêndios florestais, que acontecem no Parque Estadual de Mirador, em áreas de sobreposição de terras indígenas”, postou a superintendente em uma rede social.
A preocupação é maior porque, estatisticamente, episódios de incêndios no Parque do Mirador acontecem em maior escala no mês de setembro. Esse ano, começou mais cedo.
“Estamos atentos a esse problema nas proximidades de terras indígenas. Nossa preocupação está se confirmando. O fogo já é intenso e ainda não chegamos nem ao mês de setembro”, disse.
Segundo a superintendente, o IBAMA tem feito o controle do fogo dentro do que está ao alcance.
“Seguimos realizando o manejo controlado do fogo, como a queima controlada do combustível florestal nas BRs, próximas às terras indígenas, além do efetivo controle do fogo.”
O Ministério da Justiça e Segurança Pública ainda não se manifestou sobre o assunto.