LITERATURA

“Histérica”, livro inédito de poesias, será lançado nesta sexta (4)

Evento de lançamento do livro contará com o Sarau “Vida em estado de Arte” e ocorrerá no Miolo Bar, com shows musicais e intervenções artísticas

(arte: divulgação)

Dialogar sobre a trajetória de uma mulher em suas diversas fases, indo da infância à juventude e à vida adulta. Este é um dos pontos centrais de “Histérica – poesias de quem sobreviveu mulher” (editora Folheando), livro inédito de poesias da maranhense Debora Reis, que faz sua estreia em publicações literárias.

Com produção d’A Casa da Mãe Joana, o lançamento de “Histérica – poesias de quem sobreviveu mulher” contará com uma programação especial: um sarau cultural no palco do Miolo Bar, na Avenida Litorânea, nesta sexta-feira (4), a partir das 20h.

Com couvert colaborativo, o evento, intitulado “Vida em estado de Arte”, contará com shows musicais de Giovanne Chaves (Forró do Mel), Luma Pietra, Marcelo Ferraro e PV Silveira, além de intervenções poéticas de Júlio César, Mariana Ferraz, Debs Poeta, Brenna Maria, Joana Golin, Goreti Freitas, Paulinho Nó Cego e, claro, da autora de “Histérica”, Debora Reis.

“Histérica – poesias de quem sobreviveu mulher”

Em sua primeira publicação, Debora Reis estabelece em “Histérica” um marco temporal não só sobre sua história inicial como poeta, mas também sobre sua trajetória como mulher e fases que marcaram sua vida, indo dos relacionamentos amorosos aos casamentos, divórcio e maternidade.

No livro, a autora descobre novos caminhos em sua caminhada, e se desafia na construção de uma carreira no campo da produção literária.

“A obra foi fruto de alguns anos de escrita, ao longo de períodos distintos. Vi nas letras um caminho para transbordar meus sentidos e angústias, e também, para me traduzir”, reflete Debora.

A decisão de reunir as poesias em uma obra poética surgiu em meados de 2021, virando um propósito pessoal da autora a partir do início de uma nova fase em sua vida.

“‘Histérica’ reúne poesias de uma mulher em meio a dores, em uma sociedade que naturaliza diversas violências de gênero. Ao compreender que, apesar de estar falando de si, de uma eu vulnerável, os poemas eram, na verdade, a realidade de muitas mulheres. Assim, a publicação ganhou novas motivações”, acrescenta Debora.

Desta forma, “Histérica – poesias de quem sobreviveu mulher” visa alcançar outras mulheres que podem se reconhecer nos enredos vividos pela autora, ao falar da dor que empodera quem fala e, também, da dor com outras que sofrem as mesmas violências e empodera também quem ouve.

“[‘Histérica’] é como um lugar de esperança e pretende nutrir a fé em dias melhores para as filhas, esposas, mães; enfim, para as mulheres”, conclui.

O livro já está disponível no site da Editora Folheando, neste link: https://bit.ly/3OcNHhS.

Debora Reis

Ludovicense, Debora dos Reis Cordeiro nasceu em novembro de 1984 e é formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Mestra pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), atuando no campo da educação desde 2008 – atualmente, é assessora pedagógica e professora na Faculdade Santa Terezinha (CEST). 

Mãe de três crianças, Debora Reis faz poesia desde que começou o seu letramento escolar, sendo entusiasta das palavras por todo seu percurso estudantil.

Link para compra do livro: https://www.editorafolheando.com.br/pd-94d047-histerica-poesia-de-quem-sobreviveu-mulher.html?p=1&s=1.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias