Bola Cheia!

Futebol Americano está em alta no estado do Maranhão

Clube maranhense larga na frente na Liga BFA, Região Norte.

Equipe de futebol americano São Luís Sharks. (Foto: Divulgação/Sharks)

O esporte da bola oval (Futebol Americano) no Brasil ainda é pouco praticado, mas alguns clubes já começam a despontar na maioria dos estados e montar seus próprios elencos.

Quem não estava acostumado com a forma de disputa dos atletas, mostrada na famosa NFL sediada nos Estados Unidos, pode achar a modalidade confusa e truculenta, com regras de difícil entendimento, mas aos poucos as coisas foram mudando e aumentando a aceitação.

Hoje, no estado do Maranhão já temos um clube em plena atividade, se destacando no cenário nacional e obtendo bons resultados na Liga Norte que está sendo disputada no Pará.

É o São Luís Sharks, que venceu a primeira partida e tem ainda mais dois adversários para enfrentar. Caso se classifique, vai encarar o representante do Centro Oeste e disputar as semifinais do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano da Liga BFA.

A vitória do clube maranhense Sharks foi por 30 a 8 sobre o Remo, em partida disputada na AABB da cidade de Ananindeua, situada na Região Metropolitana de Belém. O próximo adversário será a equipe do Vingadores, também representante dos paraenses, dia 17 de setembro.

Na sequência, em outubro, dia 15, ocorrerá o terceiro jogo, que está sendo encarado pelos maranhenses como autêntica decisão, pois há a expectativa da Final ser em São Luís, contra o Manaus.

Patrocínio

A popularidade desse esporte se encontra em fase de crescimento, mas no Maranhão, a diretoria do Sharks ainda encontra dificuldades para se manter em plena atividade, pois depende muito de patrocínios para bancar as despesas de viagens, equipamentos e manutenção da estrutura de funcionamento.

“A maioria dos atletas não tem condições de adquirir esses equipamentos, a maioria importados dos Estados Unidos. Então, o Sharks vai e faz suprir essa necessidade”, explica Campelo, membro da diretoria, que tem como presidente Katiene Salazar.

Saiba mais sobre o esporte da bola oval em São Luís

O Sharks existe em São Luís desde 2012. Está se profissionalizando e até já contratou um atleta dos Estados Unidos. Essa troca de conhecimento é considerada muito importante, pois daqui já foram exportados para outros estados. Dois deles estão hoje em Sorriso, no Mato Grosso.

Os campeonatos, em São Luís, são disputados no campo do Leão Dourado e os treinos acontecem no Comando Geral da Polícia Militar, no bairro Calhau. Há duas modalidades: contato e sem contato.

Esta última tem dois times – Águias e São Luís Sharks e de capacete apenas o Sharks, os demais não seguiram em frente devido a pandemia do corona vírus.

No momento, o São Luís Sharks (Tubarões) tem apenas dois patrocinadores que estão há bastante tempo em parceria, mas as quantias recebidas são todas utilizadas no elenco, sendo o maior investimento a contratação do atleta americano.

Nos outros clubes brasileiros de maior poder financeiro é muito comum esse tipo de transação. O esporte já é praticado por Flamengo, Vasco e outros com maior número de patrocinadores fortes.

O campeonato não dá prêmio em dinheiro aos vencedores, apenas troféus. A Liga BFA da qual o Sharks faz parte, é organizada por um grupo do Nordeste que também administra outras regiões. Do certame promovido pela Confederação não participam várias equipes nordestinas devido à questão logística.

Nas disputas em São Luís, no início, alguns patrocinadores colaboraram, em meados de 2015, como o estado e município, de forma bem singela, com água e lanche, mas no momento isso ocorre de maneira precária.

O São Luís Sharks aguarda uma resposta da Sedel, onde já se encontra uma proposta que, segundo o clube, depende apenas do governador. Empresas interessadas podem fazer contato pelos celulares: (98) 98324-0083 (Katiene) e (98) 9186-3976 (Campelo).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias