Fim da censura no Brasil é celebrado em 3 de agosto
A data foi criada em 1988 para recordar o dia em que a nova Constituição Federal foi votada na Assembleia Constituinte.
O dia 3 de agosto marca uma data fundamental para a democracia brasileira: comemora-se o fim oficial da censura no País. A data foi criada em 1988 para recordar o dia em que a nova Constituição Federal foi votada na Assembleia Constituinte.
A censura se estabeleceu a partir de 1964, no Regime Militar, e cerceava a liberdade de expressão intelectual, artística, científica e política, onde o governo de então impedia a propagação de quaisquer opiniões divergentes às suas ideologias, práticas e interesses.
Após 21 anos de ditadura militar, um marco importante no processo de redemocratização do Brasil foi a promulgação da Constituição Cidadã, a Constituição Federal de 1988, um processo que durou pouco mais de um ano, produzida por 559 congressistas e estabelecendo diversos direitos fundamentais, como a liberdade de expressão, liberdade religiosa, direito à saúde, educação, salário mínimo, previdência etc.
Diversos excessos impostos nos governos militares foram revertidos pela Assembleia Nacional Constituinte como:
“Ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante” – Art 5º, Inciso III
“É livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença” – Art 5º, Inciso IX
“É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística” – Art 220, § 2º
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: