Economia Criativa

Festival Candeeiro tem inicio nesta quinta-feira (3) em São Luís

Nesta edição, o tema é o Cazumbá, figura pertencente a manifestação folclórica do bumba-meu-boi do Maranhão.

O tema é o Cazumbá, figura pertencente a manifestação folclórica do bumba-meu-boi do Maranhão (Foto: Divulgação)

Nesta quinta-feira (3) até o dia 6 de agosto, acontece o festival Candeeiro, festival promovido pelo coletivo Reverbere, um projeto que nasce em 2020 e já ocorre em 3 edições, criado com intuito de profissionalizar jovens para o mercado de trabalho e tendo como base a economia artístico criativa, ligando arte, sustentabilidade e o artista empreendedor

O projeto acontece em um dos maiores quilombos urbanos da América Latina, A Liberdade um dos maiores berços da cultura e arte Maranhense. Criando assim, um evento em que a arte sustentável dialoga diretamente com a comunidade.

Para esta quarta edição e ampliando os objetivos do festival, decidimos alterar o nome para Festival Candeeiro. O eixo do festival continua sendo a sustentabilidade e a geração de renda para jovens recém saídos da escola.

Nesta edição, o tema é o Cazumbá, figura pertencente a manifestação folclórica do bumba-meu-boi do Maranhão, que utiliza máscara com formas animalescas variadas e túnica decorada com figuras de santos e alegorias. As máscaras se assemelham às utilizadas na África Ocidental, na Península Ibérica ou em outras regiões, sendo elemento sincrético com origens diversificadas, como ocorre com a religião e a cultura popular.

O cazumba foi o tema escolhido por toda sua resistência em se manter vivo na cultura popular maranhense por meio das mãos de artistas e artesãos que confeccionam as máscaras e a indumentárias, que por sua vez utilizam também de materiais recicláveis.

Em sua programação terão peças teatrais, experimentos cênicos e oficinas acontecendo no bairro da Liberdade e no espaço da cia Cazumbá, no centro histórico de São Luis o encerramento do evento se dará no bar e cafeteria Tebas, localizado no Casarão Porta e Janela – R. do Ribeirão, 140 – Centro, onde terá muita música. apresentações, feirinha com expositores de diversos produtos e tambor de Crioula.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias