ORGANIZAÇÃO SOCIAL

Educadores lançam Instituto de Estudo e Difusão de Políticas Públicas

O Instituto foi criado em outubro de 2022

Luiz Pedro de Oliveira morreu aos 67 anos.- (foto: reprodução)

No próximo dia 23 de agosto, às 16h, no auditório do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão, será lançado o Instituto de Estudos e Difusão de Políticas Públicas Jornalista Luiz Pedro (ILP).

O Instituto foi criado em outubro de 2022 por educadoras e educadores, advogados, advogadas, jornalistas, estudantes, entre outros, que atuam, paralelamente, em organizações, ações e atividades para o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental do Brasil e, particularmente, do Maranhão.

Surge a partir da experiência de organização social de um grupo de pessoas que percebeu a necessidade de intervir na realidade em que vivem com o intuito de contribuir para o desenvolvimento social, econômico, cultural e humano, por meio de ações educativas para promover a organização da população para acessar as políticas públicas.

Essa experiência foi definidora, sobretudo, a partir do Projeto De Boas Cursinhos Populares, voltado para apoiar jovens a ingressarem no Ensino Superior, que iniciou com uma sala em 2017 e, a partir de 2018, ampliou-se com núcleos localizados em São Luís, nos bairros: João Paulo, Ilhinha, Matinha, Pão de Açúcar, Camboa e Cidade Operária, Liberdade, Cidade Operária (Colégio Paulo VI), Matinha, Ribeira e Vila Embratel.

“Para o nosso Instituto, a promoção gratuita dos direitos básicos da sociedade no acesso à Educação, Saúde, Mobilidade, Segurança Alimentar, Cultura, Lazer, é valor permanente e indissociável da sua proposta estatutária. O Instituto Luiz Pedro nasce com o compromisso de apoiar e pôr em prática o caráter complementar de participação das organizações não governamentais na entrega dessas políticas”, afirma o presidente do Instituto José Ferreira  Costa.

MISSÃO

Contribuir com o desenvolvimento social, econômico, cultural do Brasil, priorizando a intervenção na realidade do Estado do Maranhão, por meio da promoção de atividades voltadas para a produção e a socialização do conhecimento voltada para a garantia dos direitos sociais, culturais, humanos, o acesso às políticas públicas para a redução das desigualdades sociais.

VALORES

Promoção dos Direitos Humanos à Democracia e à Soberania Popular;

Respeito à diversidade cultural, étnica, de gênero, raça/etnia;

Promoção da justiça social e difusão de uma cultura de paz, solidariedade e dignidade humana.

OBJETIVOS

Promover atividades voltadas para assegurar o acesso às políticas, com destaque para Educação, Saúde, Cultura, a Segurança Alimentar e Nutricional, a Agricultura Familiar e à voltadas à Mobilidade Urbana de Pessoas, bem como a Defesa e Conservação do Patrimônio Histórico e Artístico;

Desenvolver ações que fortaleçam a Participação Popular e o fortalecimento das organizações;

Implementar projetos voltados para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental, com ênfase no combate à pobreza e na defesa e preservação do Meio Ambiente;

Incentivar e apoiar experimentações não lucrativas, de novos modelos socioprodutivos e de sistemas alternativos de produção, comercialização, emprego e renda, considerando os princípios da agroecologia e da economia solidária;

Realizar estudos e pesquisas, desenvolver de tecnologias alternativas, a produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos relacionado ao desenvolvimento do país, em especial, do Maranhão.

SOBRE LUIZ PEDRO

Cearense, chegou ao Maranhão a partir do anos 1970, quando se formou jornalista. Foi deputado estadual por dois mandatos, um pelo MDB (1982) e outro pelo PDT (2003). Foi editor e colunista de jornais impressos e esteve envolvido na luta popular, participando ativamente da vida pública. Também ocupou cargos na Prefeitura de São Luís e na Assembleia Legislativa do Maranhão. Participou de programas de debate na TV e foi defensor ativo das causas sociais. Luiz Pedro foi também professor do curso de Comunicação da Universidade Federal do Maranhão. E foi um dos fundadores e ex-coordenador do Cursinho Popular De Boas. Faleceu em junho de 2021.

Diretoria

Presidente: José Ferreira Costa

Vice-Presidente: Berenice Gomes da Silva

Secretário-geral: Cássio Oliveira Bezerra Neto

Primeiro Tesoureiro: Wellington Salmito de Araújo

Segunda Tesoureira: Francisca Denize Mota Melo

Conselho Fiscal

Kenya dos Santos Silva

Magda Aparecida Gonçalves

João Torres de Melo Saboia Neto

E-mail: contato@insitutojlp.org.br

WhatsApp: 9898509 1057

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias