Dojo Seiryukan Brilha no 5° Pan Americano de Karatê-do JKS no Chile
Dois representantes do Maranhão trouxeram sete medalhas para o Brasil, pelas competições que aconteceram nos dias 18, 19 e 20 de agosto.
A cidade de São Luís, no estado do Maranhão, marcou presença de forma esplendorosa no cenário internacional do karatê-do através do Dojo Seiryukan.
O dojo, localizado na capital maranhense, teve seus representantes participando com destaque do 5° Pan Americano de Karatê-do Shotokan JKS, realizado em Santiago, Chile, nos dias 18, 19 e 20 de agosto.
Os atletas, Marco Aurelio dos Santos Mota e Gilbert Louis Leon Demousseau, que fazem parte da Confederação Brasileira de Karatê-do Shotokan (CBKS), conhecida como JKS Brasil, não apenas brilharam nas competições.
Também trouxeram para o Maranhão o orgulho de ter participado de uma seleção, que contribuiu de maneira destacada para a conquista do primeiro lugar geral pela seleção brasileira.
Para compreender melhor a jornada de sucesso do Dojo Seiryukan, O Imparcial conversou com o medalhista maranhense de Karatê-do, Sensei Marco, sobre sua trajetória, perspectivas, sobre a preparação, as conquistas e as premiações após o 5° Pan Americano.
O imparcial: Como foi o processo de seleção para representar o Brasil? Quanto tempo de preparação?
Sensei Marco: O processo de seleção foi baseado nos resultados do último campeonato brasileiro, em 2022, onde os três primeiros colocados garantiram a vaga. Na arte marcial, o treinamento é diário, mas quando estamos nos preparando para um campeonato, dedicamos cerca de três meses exclusivamente ao treinamento para a competição. No entanto, treinamos todos os dias ao longo do ano.
Você já representou o Maranhão/Brasil em outras competições de nível nacional e internacional?
Sensei Marco: Já tive a oportunidade de participar de Mundiais, um na Escócia e outro na Irlanda, além de viagens ao Japão para aprimoramento técnico.
O Brasil foi bem representado no Pan Americano 2024. Quais são os próximos passos?
Sensei Marco: O Brasil conquistou o título geral, com o Chile em segundo lugar. Nosso próximo desafio será o Campeonato Mundial, que acontecerá no Japão em 2024.
Premiações e Conquistas dos Senseis Marco e Gilbert
No 5° Pan Americano de Karatê-do Shotokan JKS, os Senseis Marco e Gilbert do Dojo Seiryukan se destacaram na seleção JKS Brasil, conquistando merecidas premiações:
Sensei Marco:
- 1° Lugar em Kata
- 2° Lugar em Koten Kata
- 2° Lugar em Kumite
- 2° Lugar na Equipe de Kumite
Sensei Gilbert:
- 2° Lugar em Kata
- 2° Lugar em Koten Kata
- 3° Lugar em Kumite