Benefícios

Dia Nacional da Equoterapia: método que utiliza cavalos ajuda pessoas com deficiência física e necessidades especiais no MA

Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como agente promotor de benefícios em nível físico e psíquico.

(Foto: Divulgação/ Reprodução)

Nessa terça-feira (9), é comemorado o Dia Nacional da Equoterapia ajuda a refletir sobre a importância deste método terapêutico, que utiliza cavalos, para o desenvolvimento corporal e mental de pessoas com deficiência físicas e necessidades especiais.

Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo como agente promotor de benefícios em nível físico e psíquico.

A partir de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, busca-se o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

A prática da Equoterapia objetiva a obtenção de benefícios físicos, psíquicos, educacionais e sociais e está indicada para os seguintes quadros clínicos:

  • Doenças genéticas, neurológicas, ortopédicas, musculares e clínico-metabólicas;
  • Sequelas de traumas e cirurgias;
  • Doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais;
  • Distúrbios de aprendizagem e de linguagem.

Os benefícios da equoterapia:

  • Mobilização pélvica, da coluna lombar e articulações do quadril;
  • Melhora do equilíbrio e da postura;
  • Desenvolvimento da coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão;  estimulação da sensibilidade tátil, visual, auditiva e olfativa, com melhora da integração sensorial e motora.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias