Cinema

Comunidades do Sá Viana e Vila Embratel terão exibição gratuita de filmes

Em “Busca de um Sonho” e “História de Vida” são curtas-metragens produzidos em oficinas de cinema, por alunos do projeto Cultura na Praça.

Projeto Cultura na Praça (Foto: Divulgação/Dyego Rodrigues)

Neste fim de semana os bairros do Sá Viana e Vila Embratel terão exibição gratuita de filmes para toda comunidade. A exibição de “Em Busca de um Sonho” será no próximo sábado (5), a partir das 18h, em frente à União de Moradores (Avenida Cônego Ribamar Carvalho). Fará parte da programação a apresentação do tambor de crioula “Crioulo do Nordeste”.

Apaixonada por futebol, a jovem “Sol” encara uma corrida contra o tempo e o preconceito para alcançar o seu sonho. Esse é um breve resumo do filme produzido pela turma de alunos do projeto Cultura na Praça no bairro do Sá Viana, em São Luís.

Pela primeira vez na capital, o projeto mobilizou jovens e adultos de cinco comunidades. Quem também está com exibição marcada para este fim de semana é a turma do bairro da Vila Embratel. “História de Vida”, que traz a reflexão de oito mulheres sobre suas vidas, histórias e amores, poderá ser assistido no próximo domingo (6), na Praça das 7 Palmeiras, a partir das 18h, quando também haverá apresentações culturais NOSIRA / Afro Resistência e Projeto “Chama pra Dançar”.

“Construir o exercício cinematográfico pautado na autonomia, estimulando o processo criativo dessas pessoas nos possibilita apresentar o cinema como ponto de partida para que o público possa expressar suas linguagens, suas subjetividades. O cinema é a arte do encontro, do coletivo. Este momento de exibição dos filmes é a culminância do projeto. É lindo, é especial ver o brilho no olho de cada um, pois ali está o orgulho de quem pode fazer um filme, contar uma história, além da expectativa de poder mostrar isso aos familiares, amigos, vizinhos”, afirmou o cineasta e coordenador do projeto Cultura na Praça, Cris Azzi.

Criado pela Vivas Esporte Cultura em 2017 e patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto busca democratizar o acesso à cultura e fomentar a valorização do patrimônio cultural material e imaterial nos municípios beneficiados.

Todos os filmes produzidos no projeto Cultura na Praça ficam disponíveis no Cine Babaçu, plataforma de exibição on-line. Após as exibições nos bairros, as produções passam a compor a plataforma, que atualmente abriga 35 filmes de curta-metragem, todos com recursos de acessibilidade, como legenda, libras e audiodescrição.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias