Iniciativa

Comissão de Meio Ambiente realiza visita técnica ao aterro sanitário de Titara

Segundo o deputado Júlio Mendonça, presidente da Comissão, iniciativa objetiva conhecer as etapas do processo de tratamento de resíduos sólidos.

Comissão de Meio Ambiente visita técnica à Central de Gerenciamento Ambiental Titara, no município de Rosário (Foto: Divulgação/Agencia Assembleia)

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa realizou, na tarde desta terça-feira (22), uma visita técnica à Central de Gerenciamento Ambiental Titara, no município de Rosário. De acordo com o presidente da Comissão, deputado Júlio Mendonça (PCdoB), a iniciativa objetiva conhecer as etapas de trabalho que fazem parte dos processos de tratamento de resíduos sólidos.

“Nós, membros da Comissão de Meio Ambiente, sempre buscamos discutir a criação de uma política estadual de resíduos sólidos e combate aos lixões no Maranhão”, destacou o parlamentar.

Técnicos explicam aos parlamentares a forma de destinação final dos resíduos

Ainda de acordo com Júlio Medonça, a coleta adequada de resíduos sólidos é importante para a proteção da saúde pública, segurança e qualidade ambiental.

Também participaram da  visita os deputados Fernando Braide (PSD), Juscelino Marreca (Patriotas) e Ricardo Arruda (MDB). Na ocasião, os parlamentares conheceram a forma de destinação final dos resíduos classe I e classe II, assim como o tratamento do chorume e o processo de aproveitamento do gás gerados no aterro sanitário.

O diretor-operacional da Central de Gerenciamento Ambiental Tirara, Jefferson Martins, explicou que o aterro sanitário é, atualmente, uma solução para um problema histórico de toda a Região Metropolitana de São Luís.

“Atendemos as demandas geradas pelo crescimento do setor logístico e industrial de São Luís e de algumas cidades próximas da Grande Ilha. Dessa forma, viabilizamos a infraestrutura necessária para que os empreendimentos tragam desenvolvimento e riqueza de forma sustentável para o Maranhão”, disse.

Além disso, ele afirmou que a Titara realiza o tratamento e a disposição final de resíduos sólidos de forma segura e responsável. 

“Utilizamos modernas tecnologias, adequando, a cada tipo de resíduo, a forma mais eficiente de tratamento, sobre o ponto de vista ambiental e econômico. ”, concluiu.

Iniciativa objetivou conhecer as etapas de trabalho que fazem parte dos processos de tratamento de resíduos sólidos no município

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias