QUALIFICAÇÃO

Uema oferecerá novo doutorado a partir de março de 2024

Curso funcionará no prédio do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (Cecen), na Uema, em São Luís.

Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)(Foto: Reprodução)

A Rede Nordeste de Ensino (Renoen) aprovou a implantação do curso de doutorado em Ensino, na Universidade Estadual do Maranhão (Uema). Este é o sétimo doutorado da Uema e terá ofertas na instituição a partir de março de 2024, no prédio do Centro de Educação, Ciências Exatas e Naturais (CECEN).

O curso tem como área de concentração Ensino, Currículo e Processos de Ensino-aprendizagem, já as linhas de pesquisa são: práticas pedagógicas no ensino de ciências e matemática; ensino, currículo e cultura; ensino tecnológico: práticas e construções curriculares.

“Esse processo teve início no mês de fevereiro, quando foi apresentada à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação [PPG/Uema] a proposta de associação da Uema à Renoen. O pró-reitor Marcelo Cheche Galvez, com o compromisso de contribuir com a expansão de cursos de pós-graduação (stricto sensu), arregimentou a sua equipe de assessores para formalizar e encaminhar a proposta de associação, que foi aprovada”, explicou o professor Raimundo Brandão, que coordenará o doutorado em Ensino na Uema.

O curso contribuirá para a formação de doutores que irão refletir sobre o papel das ciências e da matemática no contexto histórico, social, cultural e ambiental da região. “O Maranhão possui o mais baixo percentual de doutores para cada grupo de mil habitantes, dos estados brasileiros. Então, este doutorado, além de oferecer oportunidade para qualificação docente, poderá abrir portas para a vinda de outros em um futuro bem próximo, pois o compromisso da universidade é com uma educação de qualidade e capacitação docente em todos os níveis e modalidades de ensino. E é uma alegria imensa, ainda mais sendo este o primeiro doutorado na área de Ensino no Maranhão”, completou o coordenador do doutorado.

Dentro da Uema, a unidade que gerencia este tipo de oportunidade é a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG). Para o pró-reitor Marcelo Cheche Galvez, a aprovação é de extrema importância para a ciência no Maranhão. “A Renoen tem uma contribuição muito importante nessa área do ensino nas ciências. A proposta enviada pela Uema para a rede foi avaliada e aceita e é com muita alegria que recebemos essa notícia. E agora é começar os preparativos e organizar tudo aqui na Universidade para que a primeira turma comece em março de 2024”, destacou.

O Maranhão é o 8º estado do Nordeste a integrar a Renoen. O edital com o total de vagas para ingresso ao doutorado em 2024 deverá ser publicado a partir do dia 25 de julho.

Sobre o curso

O doutorado em Ensino tem o objetivo de proporcionar o enriquecimento teórico e prático relativo ao ensino das ciências e matemática que impacte diversos atores sociais; além de discutir e desenvolver práticas pedagógicas em espaços formais e não formais de modo a estimular a autonomia formativa e a transformação dos processos educativos.

A ideia do curso é refletir sobre o papel das ciências e da matemática na modificação positiva do contexto histórico, social, cultural e ambiental da região; fomentar, a partir das ciências da natureza e da matemática, o pensamento crítico que contribua para a compreensão da diversidade cultural e modificação das inequidades sociais vigentes.

Sobre a Renoen

A Renoen reúne as seguintes instituições: Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE; Universidade Federal de Sergipe – UFS; Universidade Federal de Alagoas – UFAL; Universidade Estadual da Paraíba – UEPB; Universidade Federal do Ceará – UFC; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE; e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Campus de Vitoria da Conquista) – UESB, que construíram uma proposta de Programa, visando proporcionar alternativas para oportunizar o acesso à formação em nível de excelência, a mestres que trabalham e não podem se afastar de suas atividades.

A criação do programa também possibilita a construção e consolidação de núcleos de estudos e pesquisas em cada estado participante da rede, promovendo a melhoria na qualidade do ensino e da pesquisa na região Nordeste.

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