Transferência entre navios

Transpetro e Petrobras realizam simulação de Ship to Ship (STS) no Maranhão

Operação é inédita no estado e visa ao aumento de eficiência e capacidade do Porto de Itaqui.

Simulação Ship to Ship (Foto: Divulgação)

A Transpetro e a Petrobras realizarão na quarta-feira (12), a simulação de uma transferência entre navios atracados a contrabordo – também conhecida como Ship to Ship (STS), no Porto de Itaqui, no Maranhão (MA). Esta será a primeira operação deste tipo realizada no estado e envolverá os navios Flagship Violet e Nave Atria, no píer 106. O objetivo é implementar a modalidade em breve, aumentando a eficiência e a capacidade do porto.

A Transpetro, maior operadora logística multimodal de petróleo e derivados da América Latina, tem larga experiência em operações Ship to Ship e, neste ano, de janeiro a junho, realizou 326 transferências de combustíveis no país, que são seguras ambientalmente. Itaqui é um dos mais importantes pontos de recebimento e distribuição de derivados do Brasil.

O diesel e a gasolina, proveniente de outros estados e países, chegam por navios e uma parte é descarregada para que as distribuidoras entreguem pelas ferrovias e rodovias aos postos de combustível dos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins, Goiás, Mato Grosso e Pará.

Outra parte é transferida do navio para embarcações menores, que levam esses combustíveis para outros portos da região, como Fortaleza (CE), Belém (PA) e Itacoatiara (AM).

Essa transferência entre navios é realizada com a ocupação de dois berços do porto, o que gera uma fila de navios que esperam pela atracação. Com o Ship to Ship, um navio atraca ao lado de outro para fazer a transferência, ocupando, assim, apenas um berço e abrindo espaço para outras embarcações atracarem. Isso reduz a fila de navios, tornando o porto mais ágil e eficiente e otimizando custos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias