PSB ainda em discussão sobre os rumos em direção à Prefeitura de São Luís
Informação foi dada pelo deputado estadual e secretário geral do PSB no Maranhão, Carlos Lula, durante evento promovido pelo parlamentar
A história prova que ter um time com muitos craques passa certa tranqüilidade. Mas o que fazer quando mais de um quer ser o protagonista, “o cabeça da mesa” do time? É mais ou menos o que acontece com o PSB, que tem uma importante decisão a tomar em menos de um ano: quem será o candidato do partido na corrida eleitoral de São Luís em 2024?
Por enquanto, nada está definido. Foi o que afirmou o deputado estadual Carlos Lula, que é secretário geral do PSB no Maranhão, durante evento promovido pelo parlamentar par apresentar um balanço do seu mandato no primeiro semestre do ano.
Carlos Lula foi provocado sobre o assunto, ao ser questionado como ele irá se posicionar, caso o deputado federal Duarte Júnior seja confirmado como pré-candidato. Segundo Lula, nada está definido e a direção nacional do PSB não vai tomar partido de nenhum nome.
“Estive em Brasília recente e, em conversa com o presidente Carlos Siqueira, ouvi dele que a [direção] nacional não vai interferir na escolha. Tenho grande respeito pelo deputado Duarte, mas o foi o presidente que disse que as escolhas ficam a critério dos diretórios municipais. Então, é algo que ainda vai ser discutido”, pontuou.
A resposta de Carlos Lula pode ser analisada de muitos ângulos. Ele deve manter a esperança de ser a preferência do grupo político para candidato em 2023. Mas, caso a idéia não prospere, ele não deve sair do PSB, como sugerem por aí – foi dito que ele teria procurado a Federação “Brasil da Esperança”, buscando se filiar em um dos três partidos para concorrer à Prefeitura de São Luís.
Paço do Lumiar
Ainda durante o evento, Carlos Lula foi perguntado sobre a possibilidade de mudar seu domicílio eleitoral para Paço do Lumiar e ser candidato por lá. O parlamentar meio que desconversou, dizendo que o município hoje tem uma grande gestora, mas que já sofreu muito com gestões passadas. Ao final, não disse se pode ou não mudar para lá e concorrer à Prefeitura local.
A atual prefeita de Paço do Lumiar, Paula Azevedo, esteve no evento, mas a única declaração que deu foi de agradecimento ao parlamentar por emendas enviadas à cidade.
“Terceiro nome”
Além de Carlos Lula e Duarte Júnior, o PSB tem Yglésio Moysés que já foi candidato na eleição passada e pode entrar novamente na disputa. No entanto, ele terá que procurar outra legenda, uma vez que o deputado estadual e a direção estadual do PSB estão em litígio por ele não seguir a orientação do partido no segundo turno das eleições de 2022.