Alimentação

Proteínas: saiba onde encontrar e quanto consumir desse nutriente vital para o organismo

Estudos nutricionais afirmam que a quantidade de proteína recomendada é de 0,75g para cada quilo de peso corporal.

(Foto: Reprodução)


Já consumiu sua porção de proteínas hoje? Consideradas macronutrientes, elas são fundamentais para o bom funcionamento do corpo e responsáveis, também, por formar os tecidos estruturai.

“As proteínas são responsáveis pelo transporte de oxigênio para todo o corpo, atuando diretamente no sistema imunológico, protegendo o organismo contra patógenos causadores de doenças, além de atuarem na construção, manutenção e controle de contrações do sistema muscular”, explica o nutricionista do Grupo Mateus, Marcus Cordeiro.

O especialista esclarece que esse nutriente ajuda na defesa do organismo, auxiliando na formação dos anticorpos. As proteínas também são aliadas do processo de emagrecimento.

“Como as proteínas demoram mais para serem digeridas pelo nosso organismo, elas prolongam por mais tempo a sensação de saciedade”, afirma.

Quantidade

Estudos nutricionais afirmam que a quantidade de proteína recomendada é de 0,75g para cada quilo de peso corporal. Para um indivíduo de 70kg, isso representa cerca de 50g desse nutriente por dia.

Foto: Reprodução

As proteínas estão em todos os alimentos, mas as maiores fontes desse nutriente são as carnes.

“Carne bovina e suína, aves, peixes, ovos, leites e derivados. Para os vegetarianos, as leguminosas, como proteína de soja, grão-de-bico e os ovos também são boas fontes”, enumera.

O nutricionista afirma, porém, que não existe uma fórmula geral para determinar a necessidade desse e de outros nutrientes para cada pessoa.

“O que temos são recomendações. Mas a prescrição e necessidade de proteínas e todos os nutrientes é individualizada, cada pessoa tem sua demanda”, ressalta.

Cordeiro faz outra ponderação: ainda que a proteína faça bem ao organismo, é importante ter cuidado com os excessos.

“Pode resultar em constipação, aumento na produção de gases, inflamação no intestino, entre outros problemas relacionados”, adverte.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias