Número de mortes violentas no MA cai no segundo trimestre de 2023
Segundo a SSP, o índice de Crimes Violentos Letais Intencionais apresentou redução percentual de aproximadamente 6% de abril a junho de 2023
O segundo trimestre de 2023 apresentou números positivos para a segurança pública do Maranhão. De abril a junho houve redução nas ocorrências de mortes violentas no estado, incluindo os homicídios dolosos. O número de feminicídios também apresentou queda. Os dados são da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP).
Segundo a SSP, o índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) apresentou redução percentual de aproximadamente 6% de abril a junho de 2023 quando comparado ao mesmo período de 2022. Somente na Grande São Luís a redução foi de 28,6%.
“Estes índices são muito significativos e demonstram o trabalho de todas as Forças do Sistema de Segurança Pública. A Polícia Militar, Polícia Civil e o CTA executam ações diárias de prevenção à criminalidade. Temos também o trabalho do nosso serviço de inteligência e de investigação que nos permite identificar com antecedência ameaças à segurança pública. Estes esforços somados aos investimentos em equipamentos e infraestrutura garantem a prestação de um serviço de segurança cada vez mais eficiente para a população”, destaca o secretário de Estado de Segurança Pública, Maurício Martins.
CVLI é um indicador constituído pelos crimes de homicídio doloso, latrocínio, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e outros crimes resultantes em mortes.
Redução de mortes nas regionais
Além da Grande São Luís, o número de mortes violentas também teve redução nas regionais Pinheiro (38,2%), Presidente Dutra (22,9%), Codó (22,2%), Santa Inês (20,3%), Viana (5,6%) e Zé Doca (7%).
Analisando apenas os casos de homicídios dolosos, que são aqueles em que o autor do crime tem a intenção de matar, houve redução de 25,5% na Grande São Luís nos primeiros seis meses do ano, em comparação ao primeiro semestre de 2022.
Comparados o primeiro semestre de 2023 com o de 2022, houve redução de homicídios dolosos também nas regionais Pinheiro (36,5%), Codó (28,6%), Presidente Dutra (20,6%), Caxias (17,1%), Santa Inês (16,9%), Zé Doca (9,3%) e Viana (8,6%).
Outro crime que apresentou redução importante foi o de feminicídio. A ocorrência desse tipo de crime no estado caiu 44% no primeiro semestre de 2023.
Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023
O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, que reúne os dados de registros policiais sobre criminalidade relativos ao ano de 2022, corrobora a queda no número de Mortes Violentas Intencionais (MVI) no estado. Em 2021, foram 2.024 ocorrências do tipo em todo o estado contra 1.897 em 2022, uma redução de 6,2%.
No caso dos homicídios dolosos, a redução foi de 7,2% quando comparados os números de 2021 (1.833 ocorrências) com os de 2022 (1.701 registros).
Investimentos na Segurança Pública
O Sistema de Segurança Pública do Maranhão tem recebido muitos investimentos dos governos estadual e federal a fim de avançar no combate à criminalidade e redução da violência em todo o estado.
Desde abril do ano passado, foram investidos mais de R$ 23,2 milhões de reais em equipamentos para as forças de segurança do Maranhão, implantadas novas unidades policiais em diversos municípios e regiões, bem como novos batalhões de Polícia Militar. Tem sido feita a reestruturação de delegacias de Polícia Civil, implantação de colégios militares, dentre outras ações.
Mais recente, foi realizada a convocação de delegados, escrivães e investigadores da Polícia Civil, além da implantação da Jornada Operacional Extraordinária (JOE) para policiais civis.