Maranhão ganha fácil do Parnahyba e continua vice-líder
Quadricolor conquista primeira vitória fora de casa.
O Maranhão Atlético Clube finalmente conseguiu sua primeira vitória fora de São Luís na Série D do Campeonato Brasileiro. Jogando na cidade de Parnaíba-PI, neste domingo (02), os atleticanos derrotaram a equipe local por 3 a 0, num jogo em que tiveram domínio absoluto, notadamente depois que o adversário teve dois jogadores expulsos no primeiro tempo. Com o resultado, o representante maranhense manteve-se no segundo lugar do Grupo 2 e aumentou suas chances de classificação para a próxima fase. Já o Parnahyba continua no quinto lugar.
Na próxima rodada, o MAC jogará em casa, contra o Cordino, sábado (07), 16h, enquanto a equipe piauiense estará em Teresina, enfrentando o Fluminense-PI, no domingo, às 15h30.
O jogo
Logo nos primeiros minutos o Maranhão já deu demonstração que seria um time disposto a acabar com a escrita de não vencer fora de casa. Numa jogada rápida de contra-ataque, Daniel Passira recebeu livre e finalizou, mas a bola bateu na trave, a 1,23min.
Os atleticanos seguiram buscando o gol, principalmente pelo lado esquerdo do ataque onde Fabrício fazia boas jogadas. Foi numa dessas investidas, aos 20 minutos, em mais um contragolpe, que a bola foi lançada para Ronald finalizar e fazer 1 a 0.
Não suportando às investidas de Fabrício, aos 28 minutos, o lateral Rafael Tchuca foi expulso, por jogo violento, piorando a situação dos piauienses, que continuaram sendo dominados. Aos 40 minutos Fabrício, lesionado, saiu de campo e foi substituído por Rodriguinho.
Nos acréscimos, aos 48 minutos, Tallys levantou o pé em demasia, atingiu o meia Jorge, do MAC, e também foi expulso, deixando o Parnahyba com dois atletas a menos. O primeiro tempo acabou com o MAC pressionando os piauienses, mas tendo apenas um gol marcado. No segundo tempo, aproveitando-se da vantagem numérica em campo (dois jogadores a mais) o MAC buscou logo o segundo gol. Depois de algumas tentativas, aos 12 minutos, após jogada individual de Ronald, a bola sobrou para Franklin bater forte e fazer 2 a 0.
Sem ser ameaçado, o time maqueano dominou o adversário e partiu para o ataque em busca do terceiro gol. Passira, após outra boa jogada de Bedeu e Ronald pela esquerda, bateu no canto direito de Cris: 3 a 0.
Com a vitória garantida, o Maranhão promoveu várias alterações e diminuiu o ritmo ofensivo. Apenas um chute forte do meia Jorge passou com perigo próximo da meta do Panahyba, que aos 38 minutos ainda ficou reduzido a oito jogadores, porque o lateral Denis sentiu dores no ombro, foi atendido fora de campo e não conseguiu voltar. Todas as substituições já haviam sido feitas pelo técnico Oliveira Canindé.
Cordino acordou
Outra equipe maranhense que esteve em ação foi o Cordino. Na tarde de sábado, em Barra do Corda, a Onça bateu o Fluminense-PI, por 2 a 0, gols marcados por Ulisses, um em cada etapa. O último, por meio da cobrança de uma penalidade máxima. O resultado tirou a Onça do último lugar, saindo do oitavo para o sexto com 10 pontos. O lanterna agora é do time mafrense.
Uma outra partida foi disputada pelo mesmo grupo, em Fortaleza, onde o Atlético-CE passou pelo Tocantins por 3 a 1, assumindo provisoriamente o segundo lugar, mas sendo ultrapassado novamente pelo MAC, após o fechamento da rodada, que teve ainda o empate do Ferroviário com o Caucaia no domingo, por 1 a 1.
RESULTADOS – 11ª rodada
Sábado (01/07)
Cordino 2 x 0 Fluminense-PI, em Barra do Corda
Atlético-CE 3 x 1 Tocantinópolis, em Fortaleza
Domingo (02/07)
Parnahyba 0 x 4 Maranhão
PRÓXIMOS JOGOS – 12ª rodada
Sábado (08/07)
Tocantinópolis x Ferroviário-CE, 16h
Maranhão x Cordino, 16h
Domingo (09/07)
Atlético-CE x Caucaia, 15h
Fluminense-PI x Parnahyba, 15h30
CLASSIFICAÇÃO
1º Ferroviário 29
2º Maranhão 17
3º Atlético-CE 16
4º Tocantinópolis 13
5º Parnahyba 12
6º Cordino 10
7° Cucaia 10
8º Fluminense-PI 8