Imagem de Iemanjá é depredada em praia de São Luís
A imagem já estava na região há pelo menos 30 anos, e em 2019 foi restaurada por membros do Terreiro Nossa Senhora da Vitória.
A estátua de Iemanjá, que fica localizada na Praia do Olho D’Água, em São Luís, foi depredada durante um ato de vandalismo. A imagem serve como referência local para os moradores.
A imagem já estava na região há pelo menos 30 anos, e em 2019 foi restaurada por membros do Terreiro Nossa Senhora da Vitória, sob liderança de Mãe Nonata da Oxum.
Na época, a estátua estaria submersa na areia e, com os cuidados do terreiro, passou a ter manutenção constante. Neste domingo (23), o governo do Maranhão repudiou o ocorrido e informou que a polícia vai investigar o caso e que a estátua será restaurada.
“O monumento é alusivo ao processo de luta dos povos de terreiro maranhenses por reconhecimento e liberdade religiosa. Além de um dano ao patrimônio público, trata-se de um ataque de racismo religioso aos povos tradicionais de terreiro que deve ser repudiado e combatido”, diz comunicado divulgado pelo governo.
Iemanjá é um dos orixás mais famosos no Brasil e faz parte das religiões Candomblé e Umabanda. É conhecida como a Rainha do Mar.