Segurança

Governo do Maranhão inicia Operação Férias 2023 em São Luís, Lençóis Maranhenses e demais polos turísticos do Estado

A operação vai ocorrer simultaneamente em São Luís e toda Grande Ilha, Lençóis Maranhenses, Delta das Américas e Chapada das Mesas, entre outras áreas onde nesta época do ano.

Operação Férias será lançada hoje em São Luís (Foto: Reprodução)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP) inicia nesta sexta-feira (7) ação de reforço do policiamento ostensivo e preventivo para o combate à criminalidade nas regiões que concentram polos turísticos do Estado. Trata-se da Operação Férias 2023, que vai ocorrer simultaneamente em São Luís e toda Grande Ilha, Lençóis Maranhenses, Delta das Américas e Chapada das Mesas, entre outras áreas onde nesta época do ano há o aumento na circulação de turistas, por conta da alta temporada e das férias escolares.

Coordenada pelo Comando de Policiamento Especializado (CPE), a Operação Férias será lançada na manhã desta sexta-feira em São Luís, a partir das 8h30, na Avenida Litorânea, com concentração do efetivo na Praça do Pescador. Estarão presentes os secretários de Segurança Pública do Maranhão, Mauricio Martins, Comandante da Policia Militar, coronel Paulo Fernando Queiroz, Comandante do CPE, coronel Arlan, Comandante do Batalhão de Turismo, coronel Roberto Filho; entre outros componentes do Sistema de Segurança Pública do Maranhão.

Na Grande Ilha, a Operação Férias 2023 terá como foco a faixa litorânea que compreende da Península da Ponta D’areia, em São Luís, abrangendo a faixa de praia dos municípios de Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar; além das Praias da Guia, Ponta do Bonfim, Centro Histórico e outros pontos de concentração do turismo da capital e nas três cidades da ilha.

Na região dos Lençóis Maranhenses e Delta das Américas, o policiamento será reforçado em Barreirinhas, abrangendo o polo de Atins e Mandacaru; Tutóia, Santo Amaro, Humberto de Campos, Araioses, Primeira Cruz, e demais municípios das duas regiões.

Modalidades de policiamento

Além dos Batalhões de Turismo e Batalhões de Áreas, vão ser empregados nas ações de reforço policial da Operação Férias 2023 equipes dos batalhões especiais como Choque e Bope, Batalhão de Policia Militar Rodoviária (BPRv), entre outras unidades. O efetivo atuará 24 horas com ações de patrulhamento nos pontos turísticos, eventos, além de barreiras em avenidas e rodovias, incursões em bairros, entre outras ações ostensivas em locais estratégicos e de grande circulação de pessoas.

O objetivo é coibir a ocorrências de possíveis ações criminosas, além de apreender armas de fogo, entorpecentes, veículos roubados ou furtados, entre outros.

No caso da região dos Lençois e Delta das Américas, o policiamento contará com agentes em motocicletas, viaturas e quadriciclos, que darão apoio nos locais das dunas, características da região. Ainda em relação aos Polo dos Lençóis e Delta, a Operação Férias vai se prolongar até o fim do mês de setembro, quando encerra o período de alta temporada na região.

Praia Segura

Como parte da Operação Férias, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) realizará, durante todo o período de férias, a operação Praia Segura. A iniciativa também é uma medida de reforço do Sistema de Segurança Pública do Maranhão, por meio da corporação, para prevenir e atender às ocorrências de afogamento nas praias e balneários do estado. A ação, que ocorre durante o ano todo, é intensificada neste período, sobretudo nos finais de semana e feriados, devido ao fluxo de pessoas nas faixas litorâneas.

Em São Luís, a ação é conduzida pelo Batalhão de Bombeiros Marítimos (BBMar) e tem como objetivo garantir a segurança dos banhistas que aproveitam as praias maranhenses durante o período de descanso.

Na ocasião, as equipes intensificam o emprego de embarcações, viaturas e quadriciclos, garantindo mais segurança e tranquilidade nas praias da Grande Ilha. Durante o período de férias, o BBMar estará com uma média de 40 bombeiros marítimos atuando nas praias de São Marcos, Calhau, do Meio e Araçagi.

Além disso, estarão disponíveis quadriciclos para a ronda na orla, botes e motos aquáticas para patrulhamento e resgate no mar. Uma viatura estará à disposição para qualquer ocorrência. Os oficiais também estarão conversando com os banhistas, dando dicas de segurança para evitar incidentes.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias