Pequenos comércios

Exposição retrata quitandeiros tradicionais de São Luís

O objetivo da exposição é retratar pessoas idosas que mantêm vivos os pequenos comércios domésticos de variedades em bairros de São Luís.

Quitandeiro do bairro Madre Deus, Sebastião dos Santos é um dos retratados na exposição (Foto: Divulgação/MPMA)

Composta de 11 fotografias coloridas, que retratam quitandeiros de diversos bairros tradicionais da capital, a exposição “Velhicidades” foi aberta na manhã de terça-feira (18) no Espaço de Artes Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça, no Calhau.

As imagens são resultado de uma ação extensionista do Grupo de Pesquisa Velhice, Cultura e Sociedade (GEVCS) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em parceria com o Museu da Árvore (Marvore) e estão impressas em telas.

Exposição fica em cartaz no Espaço de Artes Márcia Sandes até o dia 30 de agosto (Foto: Divulgação/MPMA)

O objetivo da exposição, em cartaz até o dia 30 de agosto, é retratar pessoas idosas que mantêm vivos os pequenos comércios domésticos de variedades em bairros de São Luís. Membros e servidores do Ministério Público do Maranhão, além de representantes do IFMA e de entidades de defesa dos direitos dos idosos estiveram presentes na solenidade.

Na mostra, estão em destaque pessoas como os quitandeiros Sebastião dos Santos, da Madre Deus, e Maria Alice Pereira, do Coroadinho. Na abertura, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, destacou a importância de existirem iniciativas de preservação da memória dos idosos de São Luís.

“Nós temos que cuidar dos idosos e de todos nós com muito carinho, para proporcionarmos uma velhice com muita dignidade e respeito e o estado também tem a obrigação de contribuir com esse processo”, completou.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias