Exposição retrata quitandeiros tradicionais de São Luís
O objetivo da exposição é retratar pessoas idosas que mantêm vivos os pequenos comércios domésticos de variedades em bairros de São Luís.
Composta de 11 fotografias coloridas, que retratam quitandeiros de diversos bairros tradicionais da capital, a exposição “Velhicidades” foi aberta na manhã de terça-feira (18) no Espaço de Artes Márcia Sandes, na Procuradoria Geral de Justiça, no Calhau.
As imagens são resultado de uma ação extensionista do Grupo de Pesquisa Velhice, Cultura e Sociedade (GEVCS) do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) em parceria com o Museu da Árvore (Marvore) e estão impressas em telas.
O objetivo da exposição, em cartaz até o dia 30 de agosto, é retratar pessoas idosas que mantêm vivos os pequenos comércios domésticos de variedades em bairros de São Luís. Membros e servidores do Ministério Público do Maranhão, além de representantes do IFMA e de entidades de defesa dos direitos dos idosos estiveram presentes na solenidade.
Na mostra, estão em destaque pessoas como os quitandeiros Sebastião dos Santos, da Madre Deus, e Maria Alice Pereira, do Coroadinho. Na abertura, o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, destacou a importância de existirem iniciativas de preservação da memória dos idosos de São Luís.
“Nós temos que cuidar dos idosos e de todos nós com muito carinho, para proporcionarmos uma velhice com muita dignidade e respeito e o estado também tem a obrigação de contribuir com esse processo”, completou.