Encerramento do programa de escolas cívico-militares afeta estudantes maranhenses
O Maranhão possui 51 colégios militares implantados.
O programa de escolas cívico-militares tem encerramento pelo Ministério da Educação, essa decisão irá afetar alunos em três escolas municipais no Maranhão, mas não deve mudar a rotina em escolas militares que não faziam parte do programa.
Atualmente, apenas três escolas, municipais, eram mantidas pelo programa federal em São Luís, Imperatriz e São José de Ribamar. Em todos os casos, as prefeituras ainda não se decidiram se irão manter o modelo cívico-militar com recursos próprios.
O Maranhão possui 51 colégios militares implantados, sendo 31 do Corpo de Bombeiros e 20 da Polícia Militar, que não faziam parte do programa federal. Destes, nove pertencem à rede estadual.
A Semed informou ainda que vai aguardar a publicação do decreto de extinção do programa, por parte do Ministério da Educação (MEC), para avaliar as medidas adequadas sobre o tema.
Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Prefeitura de São José de Ribamar informou apenas que o Ministério da Educação já enviou ofícios às secretarias estaduais da educação comunicando que ‘a manutenção do programa é desaconselhada a partir do próximo ano letivo’.
Após o anúncio do fim das Escolas Cívico-Militares, a Prefeitura de Imperatriz declarou que ainda realizará uma avaliação dos impactos dessa decisão ao longo deste segundo semestre.
Na cidade, a Escola Municipal Professor José Queiroz, na Vila Vitória, fazia parte do programa federal desde 2022 e a Secretaria Municipal de Educação planejava atender 700 alunos nos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Sobre a escolha de continuar ou não com o modelo cívico-militar, a prefeitura disse que vai se basear nos documentos normativos do Ministério da Educação.
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: