Paixão Nacional

Dia Nacional do Futebol: saiba como o esporte chegou ao Brasil

A data foi escolhida em homenagem ao Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, time mais antigo em atividade no país.

Rei Pelé (Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira (19) é comemorado o Dia Nacional do futebol, esporte que é paixão nacional com momentos na históricos e ídolos eternizados. A data foi escolhida pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos), atual CBF (Confederação Brasileira de Futebol) em homenagem ao Sport Club Rio Grande, do Rio Grande do Sul, fundado no dia 19 de julho de 1900. O Sport Club Rio grande é o time mais antigo em atividade no país.

O futebol jogado atualmente foi criado na Inglaterra no século XIX e veio para o Brasil em 1894. O esporte chegou ao país através do paulista Charles Miller, que é considerado “pai do futebol brasileiro”.

O primeiro jogo de futebol a ser realizado no Brasil foi em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa.

No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol, sendo o Vasco da Gama um dos pioneiros na luta contra o racismo no futebol.

Aos poucos o esporte foi fazendo parte dos bairros pobres das grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. A Seleção Brasileira participou de todas as copas, conquistando os títulos de 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias