INOVAÇÃO

Detran Maranhão é 3º estado a aplicar inteligência artificial nos CFCs para executar provas de emissão de CNHs

Agora, os alunos poderão realizar a prova prática do município de onde estiver, sem ser necessário se dirigir a um dos 15 postos do Cinetran

Realização de prova prática muda com o novo modelo de inteligência

Modernizando cada vez mais o processo de obtenção da CNH, o Detran Maranhão está na vanguarda no quesito aplicação das provas teóricas com o uso do sistema de inteligência artificial disponbilizado pelos centros de formação de condutores (CFCs). Além de vantagens como a desburocratização do serviço, o uso da tecnologia também vai democratizar o processo: acontece que, agora, os alunos poderão realizar a prova prática do município de onde estiver, sem ser necessário se dirigir a um dos 15 postos do Cinetran que atendem aos 214 municípios do estado.

Segundo o diretor-geral do Detran no Maranhão, Hewerton Pereira, hoje já são mais de 400 autoescolas credenciadas. “Essa é uma solução que a gente teve para pulverizar os nossos serviços. De 15 cidades, vamos passar a atender cerca de 80% do território do Maranhão, já que toda autoescola que estiver credenciada poderá fazer o exame teórico sem que seja necessário o cliente gastar com alimentação, diária e deslocamento”, explica.

“Com a plataforma, o aluno é o tempo todo fiscalizado, e até mesmo os ruídos são transcritos, além de a prova ser feita em um ambiente controlado, que depois, como as gravações ficam nas câmeras, podem ser auditados. Garante uma menor chance de fraude nos exames”, diz.

O Detran Maranhão tem utilizado o SuperPrático, plataforma líder nacional em soluções inovadoras para o mercado de formação de condutores. Trata-se de uma plataforma completa e intuitiva para o nicho de CFCs, que utiliza uma série de algoritmos de Inteligência Artificial dentro do conceito de Proctoring para gerar alertas de possibilidade de fraude nos exames teóricos.

Já o presidente do Sindicato das Autoescolas do Maranhão, Jefferson Campos, destacou que os benefícios da implantação do sistema de inteligência artificial já podem ser sentidos até mesmo por aqueles que moram na capital.

“Antes, a gente tinha uma demora para marcar uma prova de 15 dias. Agora, com as autoescolas podendo marcar, esse processo é muito mais rápido, muitas vezes de um dia para o outro”, diz.

Outra inovação recentemente implantada pelo Detran Maranhão foi a utilização dos tablets no processo de validação das provas práticas, com o uso da validação facial, acelerando o processo por meio da instantaneidade do lançamento dos resultados no sistema.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias