Dica de Saúde

Como diferenciar gripe, virose e Síndrome Respiratória Aguda Grave

Os sintomas mostram que a gripe chegou mais cedo este ano.

Os números, divulgados pelo boletim Infogripe, da Fiocruz revelam um crescimento alarmante em comparação ao mesmo período do ano anterior. (Foto: Divulgação/ Tumisu/Pixabay)

Mesmo antes do início do inverno, os prontos-socorros já registram pacientes com febre alta, dores no corpo e cabeça latejando. Os sintomas mostram que a gripe chegou mais cedo este ano. Uma hora é tosse, febre e dor no corpo. Outra, é nariz escorrendo e irritação na garganta. Pode ser ainda um mal-estar, febre e náusea.

Os números, divulgados pelo boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), revelam um crescimento alarmante em comparação ao mesmo período do ano anterior. De acordo com a Fiocruz, no estado, o vírus sincicial respiratório representa 40,3% dos casos, seguido pela Covid-19, que está em declínio e agora representa 22,8%. Os casos de influenza A e B representam, respectivamente, 17,5% e 6,6%.

Em meio a um surto de gripe que chegou antes do inverno e sob o medo de infecções típicas do fim do verão, como virose e síndrome respiratória aguda, muitos estão correndo para o hospital diante do primeiro sinal de indisposição.

Alguns grupos mais vulneráveis à gripe, como crianças de menos de cinco anos, idosos, gestantes, portadores de doenças respiratórias crônicas. Para essas pessoas, o atendimento médico é sempre recomendado pois o vírus pode evoluir para um quadro médico mais grave, com a pneumonia. Esse grupo é o que deve tomar vacina contra os vírus de gripe A e B.

Há ainda quem confunda gripe com resfriado, tanto gripe quanto resfriados são transmitidos pelo ar, de pessoa para pessoa, através de gotículas da tosse ou dos espirros, ou pelo contato com superfícies contaminadas. Ao inalarmos essas gotículas, pelo nariz ou pela garganta, fazemos com que o vírus entre em nosso organismo.

O que é um resfriado?

É uma infecção respiratória leve causada por diferentes tipos de vírus, como o rinovírus (o mais comum), vírus sincicial respiratório, parainfluenza e adenovírus. A doença é caracterizada por aquela coriza chata, o nariz entupido e algum incômodo na garganta. Provoca exaustão moderada, mas não nos derruba.

Pode haver febre baixa, de no máximo 38°C. A recuperação é rápida e não leva a grandes complicações. O tratamento do resfriado é feito basicamente com medicamentos que combatem os sintomas que mais incomodam.

O que é a gripe?

A gripe é uma infecção respiratória mais intensa, com sintomas em todo o organismo. Causada pelo vírus influenza, possui início abrupto, com tosse, mal-estar generalizado, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo, desconforto respiratório, calafrios e febre alta, acima de 38,5°C.

A recuperação leva alguns dias e, sem cuidados, pode se agravar, ocasionando pneumonia e infecção do pulmão provocado por vírus ou bactérias e até mesmo a morte.

Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)

Indivíduo com pelo menos dois dos seguintes sinais e sintomas: febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, tosse, nariz escorrendo (coriza), dor de garganta, problemas no olfato ou no paladar, e que passe a apresentar:

  • dificuldade ou desconforto para respirar; ou
  • sensação de peso ou pressão no peito; ou
  • menor oxigenação no sangue (saturação de oxigênio < 95%); ou
  • rosto ou lábios azuis ou arroxeados.

Em crianças, também podem ocorrer sinais como:

  • falta de ar;
  • desidratação;
  • menor apetite

Quando uma pessoa apresentar sintomas de SRAG, ela deve buscar atendimento médico imediatamente. Geralmente, são necessários cuidados mais intensos, como a internação, o isolamento social e a realização de testes que auxiliem na identificação da causa da SRAG. 

A situação levanta preocupações entre as autoridades de saúde do Maranhão, que alertam para a importância da vacinação completa e da busca pelas vacinas disponíveis, mesmo após o encerramento da campanha. Segundo o Ministério da Saúde, o Maranhão não alcançou sequer 70% de cobertura vacinal.

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias