Cerca de 8 milhões de pessoas foram atendidas nas Policlínicas do MA
Das 17 unidades de Policlínicas existentes, oito funcionam em São Luís
Com 17 Policlínicas instaladas na rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Governo do Maranhão contabilizou, entre os anos de 2019 a 2023, mais de 7,9 milhões de atendimentos e procedimentos para a população.
“Nossa missão é cuidar de todos, por isso, o crescimento do atendimento da rede estadual de policlínicas também tem sido ampliado ano a ano no Maranhão, sempre observando e articulando com os demais gestores do SUS o fortalecimento e a promoção da saúde da população”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Das 17 unidades, oito funcionam em São Luís. São elas: Cidade Operária, Cohatrac, Diamante, do Idoso, Vila Luizão, Vinhais, da Criança (Cohab) e Coroadinho. No interior, o modelo de serviço de saúde foi instalado em Açailândia, Barra do Corda, Imperatriz, Matões do Norte, Presidente Dutra, Santa Inês, Codó, São Bento e Caxias.
De acordo com a SES, a descentralização do atendimento das policlínicas é realizada com base em critérios técnicos e assistenciais no Maranhão. Entre os principais serviços ofertados pelas unidades, estão consultas médicas em Cardiologia, Gastroenterologia, Ginecologia, Neurologia, Ortopedia, Pediatria, Endocrinologia, Vascular, Obstetrícia e Dermatologia, além do suporte de diagnóstico por imagem com Ultrassonografia, Radiologia, Tomografia e Mamografia.
Inaugurada em 2020, a Policlínica Diamante é referência para pessoas com Diabetes, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 18 horas, com apoio de Clínico Geral, Endocrinologista, Nutricionista, Psicólogo e Sala de Curativo, Serviço Social, Educação Continuada e dispensação de insulina. A marcação de consultas e exames é presencial.
Em São Luís, José Ribamar Barros, de 58 anos, é assistido pelo Espaço do Diabético na Policlínica Diamante. “Sou diabético há 20 anos. Quando recebi o diagnóstico foi muito difícil para mim, mas desde que comecei a ser atendido aqui eu tenho conseguido levar uma vida mais tranquila. Aqui eu já fiz consultas com psicólogo, além dos outros profissionais, que me deixaram mais informado sobre a doença”, afirmou.
Também paciente da Policlínica Diamante, Eliane de Jesus Maranhão, de 39 anos, disse que está sempre vigilante quanto à saúde. “Eu vim fazer uma consulta com otorrinolaringologista. De ano em ano, procuro fazer meus check-ups. Todas as vezes sou bem recebida”.
Em junho deste ano, o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, anunciou a expansão do serviço de ressonância magnética na Policlínica da Criança, em São Luís. O equipamento tem capacidade para realizar cerca de 100 exames por mês. O atendimento beneficia especialmente crianças de 0 a 12 anos assistidas na unidade.
Agendamento
Nas Policlínicas situadas na capital São Luís, para agendar, basta se dirigir a um dos Vivas Procon (Beira-Mar, Golden Shopping, Shopping da Ilha, Pátio Norte Shopping, Viva BR – Distrito Industrial ou Terminal São Cristóvão). Outro canal de marcação é o www.procon.ma.gov.br ou APP Viva Procon ou ainda pelo número do Disque Saúde (98) 3190-9091. No interior, o encaminhamento é feito pela Secretaria Municipal de Saúde de cada localidade.