Saúde

Alongamento ósseo: conheça a técnica cirúrgica para ganhar centímetros de altura

Além do crescimento, o procedimento melhora a qualidade de vida dos paciente com indicação de origem congênita e adquirida.

Avaliação clínica para procedimento (Foto: Divulgação)

O alongamento ósseo é procedimento cirúrgico que pode ajudar na correção de irregularidades do crescimento ocorridos na infância ou mesmo defeitos por sequelas de acidentes. O Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Domingos é referência na realização da técnica cirúrgica.

Existem diversas condições ortopédicas que resultam em encurtamento de um ou ambos os membros inferiores, ou superiores. As patologias podem ser congênitas, onde o encurtamento é evidente logo ao nascimento da criança ou, podem ser adquiridas, como as sequelas de infecções ou lesões traumáticas nas regiões de crescimento ósseo.

“Hoje em dia, essa técnica pode ser utilizada em diversas situações, como sequela de fraturas, uma perna mais curta que a outra, pessoas portadoras acondroplasia, pessoas constrangidas pela baixa estatura e desejam crescer, infecções ósseas entre outras indicações”, explica o médico ortopedista do Hospital São Domingos, Dr. Gregório Ribeiro Jr.

A técnica

O encurtamento do membro inferior pode ser tratado com técnicas de compensação no solado do calçado, inibição do crescimento do membro inferior maior, prótese de extensão, encurtamento do lado maior e o alongamento ósseo. No caso desse último tratamento, é importante ressaltar que não são todos os encurtamentos que tem indicação do procedimento.

Os pré-requisitos que precisam ser avaliados para a indicação do alongamento ósseo são a diferença de comprimento estimada, na maturidade esquelética, que precisa ser maior ou igual a 5cm; as articulações acima e abaixo do osso a ser alongado precisam estar estáveis e o bom entendimento dos familiares sobre o manuseio do aparelho, tempo de tratamento e cuidados pós-operatórios.

Benefícios

O desenvolvimento desses mecanismos é extremamente benéfico para o paciente, pois são muitos mais confortáveis e aceitos do que os fixadores externos. O alongamento ósseo se dá à razão de 1 milímetro por dia. A recuperação é de 3 dias para cada milímetro alongado, em média.

Quando buscar o ortopedista

A consulta com o ortopedista é o próximo passo para verificar se há indicação para o alongamento ósseo. No Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital São Domingos você encontra uma equipe de ortopedistas especialistas nesse procedimento, além de uma equipe multiprofissional completa para o cuidado no pré e pós-operatório. Agende sua com a nossa Central de Atendimento pelos contatos (98) 32168100 ou pelo WhatsApp (98) 991094459.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias