saúde

Policlínicas oferecem ampla oferta de serviços para a população

O secretário de Saúde do estado, Tiago Fernandes, falou em entrevista a O Imparcial sobre as especialidades disponíveis nas 18 unidades.

Paciente atendida uma das policlínicas. (Foto: Divulgação)

A implantação e expansão da rede de Policlínicas no Maranhão, trouxe para a população uma ampla assistência. O resultado do investimento da Secretaria de Estado da Saúde (SES) continua promovendo a descentralização do atendimento, facilidade de acesso aos serviços e a diversidade da oferta de especialidades.

Composta por 18 unidades, as policlínicas da rede estadual estão distribuídas em São Luís, nos bairros Diamante, Vinhais, Vila Luizão, Cidade Operária, Idoso, Criança, Cohatrac e Coroadinho; e nas cidades de Santa Inês, Presidente Dutra, Matões do Norte, Barra do Corda, Açailândia, Imperatriz, São Bento, Codó, Caxias, e Presidente Médici.

As unidades oferecem diversas especialidades, dentre elas, estão: cardiologia, endocrinologia, neurologia, psiquiatria, reumatologia, médico especialista em dor, angiologia, nefrologia, proctologia, dermatologia, entre outras.

Existe, ainda, a oferta de inúmeros exames nas Policlínicas do Estado, como ecocardiograma, endoscopia, ultrassonografia, mamografia, biopsia de mama, colonoscopia, holter, mapeamento da retina.

Na avaliação do paciente Ray Deivid Câmara, de 36 anos, o trabalho desenvolvido na Policlínica São Bento, auxilia o tratamento das dores da coluna, ocasionadas após as sequelas de um acidente de moto que sofreu anos atrás. As sessões de fisioterapia realizadas na policlínica auxiliam no tratamento das dores crônicas.

“Cheguei a travar a coluna cinco vezes em uma semana. Doía a ponto de não conseguir andar direito, com formigamento na perna. Aqui, somos bem acolhidos pelos profissionais. Antes, quando eu travava a coluna, ficava de dois a três dias sentindo dores. Agora, mesmo quando algo acontece, aplico o que aprendo e consigo me recuperar”, comemora Ray Deivid Câmara.

A diretora da Policlínica de São Bento, Geina Azevedo, disse que o equipamento instalado pela SES tem ajudado a transformar a vida de pessoas que antes precisavam ir à capital para receber atendimento.

“A policlínica desenvolve um trabalho de qualidade para seus pacientes. Por possuir diversas especialidades, as pessoas aqui assistidas não precisam mais ter que se deslocar longas distâncias para encontrar atendimento. Aqui, elas têm acesso a exames como também às consultas de retorno agendadas, com a certeza de diagnóstico e tratamento até este ser concluído”, destacou.

Entrevista com Tiago Fernandes (SES-MA)

Tiago Fernandes, secretário da SES. (Foto: Divulgação)

O secretário de Saúde do estado, Tiago Fernandes, falou em entrevista a O Imparcial sobre as especialidades disponíveis nas18 unidades.

Quais os benefícios das policlínicas para a população maranhense?

Com as policlínicas, a população tem maior acesso a consultas e exames especializados.

Então, de acordo com a necessidade de cada região, oferecemos nesses equipamentos especialidades como Cardiologia, Geriatria, Endocrinologia, Psiquiatria, Pediatria, Ginecologia e muito mais, além de exames como Ultrassonografia, M.A.P.A, Holter, Endoscopia, entre outros, e apoio de profissionais como enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos.

Quais os resultados desse atendimento especializado podem ser destacados?

O resultado desse trabalho é o impacto positivo na vida das pessoas, sobretudo das que mais precisam dos serviços públicos de saúde. É a dona de casa sendo cuidada nas suas necessidades, os idosos envelhecendo de forma saudável, as crianças com atendimento integral.

Temos hoje 18 unidades e uma policlínica realiza, em média, 3,5 mil atendimentos por mês, isso significa que muitos maranhenses estão sendo beneficiados com o serviço.

O Governo pretende expandir as policlínicas?

A proposta da gestão do governador Carlos Brandão é seguir expandindo esse atendimento especializado por todo o Maranhão, para beneficiar ainda mais os maranhenses e chegar a todos que precisam.

Dessa forma, o que a gente tem feito é uma reorganização da rede para otimizar os serviços que hoje são oferecidos, para que eles realmente atendam às necessidades da população. Então, novas policlínicas vêm aí para que mais maranhenses possam ter acesso à assistência especializada.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias