Indígenas bloqueiam BR-316 no Maranhão durante protesto contra marco temporal
O protesto entre Bom Jardim e Santa Inês é motivado pela votação do PL 490/07, conhecido como marco temporal, que volta à pauta do STF nesta quarta-feira (7).
Um grupo de cerca de 100 manifestantes indígenas interdita a BR-316 na tarde desta terça-feira (6), na altura do Km 250. O protesto acontece entre as cidades de Bom Jardim e Santa Inês, motivado pela votação do PL 490/07, conhecido como marco temporal.
O projeto de lei já passou pela Câmara dos Deputados na última semana, e causa divisão entre os representantes dos povos originários, o Governo Federal e ruralistas. A pauta deve ser retomada no Superior Tribunal Federal nesta quarta-feira (7), por isso os protestos se intensificaram pelo país.
No Maranhão, a rodovia 316 está completamente interditada em dois pontos no Km 250, no município de Bom Jardim, a 200 km de São Luís. Ainda segundo a PRF, apenas veículos como ambulâncias, carros de bombeiros, viaturas, médicos e outros carros com casos emergenciais têm permissão para passar pelo local.
Os indígenas atearam fogo em troncos de madeira e palha, provocando muita fumaça na pista. Ainda não há previsão para liberação da via, que segue totalmente bloqueada pelos manifestantes.